PROPOSTA DE MODELO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

um Estudo de Caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2025v11n2e-7288

Palavras-chave:

Transferência de Tecnologia, Internacionalização, Universidades, Inovação, Cooperação

Resumo

Este estudo propõe um modelo de transferência de tecnologia (TT) para apoiar a internacionalização da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), considerando a complexidade, as barreiras e as possibilidades desse processo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como metodologia. Foram analisados documentos e realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores, docentes e técnicos administrativos da UFGD, com o objetivo de entender ações anteriores de internacionalização, identificar barreiras e oportunidades, além de explorar percepções. A originalidade deste estudo reside na adaptação do Modelo de Transferência de Tecnologia de Eficácia Contingente de Bozeman para o contexto da internacionalização universitária. O modelo proposto organiza-se em quadrantes, descrevendo características essenciais da instituição, das pessoas envolvidas e do ambiente, de forma a compreender e facilitar a internacionalização. Além disso, o estudo apresenta sugestões práticas para que a alta gestão melhore as condições internas e promova a internacionalização. A compatibilidade entre TT e internacionalização é evidenciada, oferecendo uma abordagem pragmática para esse desafio. Ao integrar TT como ferramenta para enfrentar as dificuldades da internacionalização, o estudo contribui teoricamente com novas perspectivas. O modelo proposto fornece uma compreensão abrangente das bases necessárias para uma internacionalização bem-sucedida e destaca a importância da TT nesse contexto. Os resultados oferecem insights importantes para a alta gestão da UFGD, sugerindo readequações na gestão e no organograma, com o intuito de superar barreiras institucionais e financeiras, possibilitando o fortalecimento das ações internacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renan Mendes Camargos, Universidade Federal da Grande Dourados

    Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Administração ´Pública pela Universidade Federal da Grande Dourados. Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal da Grande Dourados. 

  • Luan Carlos Santos Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

    Professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui Pós-doutorado em Inovação pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), México, Pós-doutorado em Transferência de Tecnologia pela Universidad Complutense de Madrid (UCM), Espanha. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Capes 7. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Capes 5. Mestre em Desarrollo Emprendedor e Innovación pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha. Especialista em Gestão para Inovação e Sustentabilidade pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e Graduado em Administração pela Faculdades do Descobrimento. 

Referências

ALTBACH, P. G.; KNIGHT, J. The internationalization of higher education: motivations and realities. Journal of Studies in International Education, v. 11, n. 3-4, p. 290-305, 2007. https://doi.org/10.1177/1028315307303542

ALTBACH, Philip G. Forum Comparative perspectives on higher education for the twenty-first century. Higher Education Policy, v. 11, n. 4, p. 347-356, 1998. https://doi.org/10.1016/S0952-8733(98)00013-0

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARTELL, M. Internationalization of universities: a university culture-based framework. Higher Education, v. 45, n. 1, p. 43-70, 2003. https://doi.org/10.1023/A:1021225514599

BOZEMAN, B. Technology transfer and public policy: a review of research and theory. Research Policy, v. 29, n. 4-5, p. 627-655, 2000. https://doi.org/10.1016/S0048-7333(99)00093-1

BOZEMAN, B.; RIMES, H.; YOUTIE, J. The evolving state-of-the-art in technology transfer research: revisiting the contingent effectiveness model. Research Policy, v. 44, n. 1, p. 34-49, 2015. https://doi.org/10.1016/j.respol.2014.06.008

CALDERA, Aida; DEBANDE, Olivier. Performance of Spanish universities in technology transfer: An empirical analysis. Research policy, v. 39, n. 9, p. 1160-1173, 2010. https://doi.org/10.1016/j.respol.2010.05.016

CLARYSSE, B.; TARTARI, V.; SALTER, A. The impact of entrepreneurial capacity, experience and organizational support on academic entrepreneurship. Research Policy, v. 40, n. 8, p. 1084-1093, 2011. https://doi.org/10.1016/j.respol.2011.05.010

CRESPi, G.; D'ESTE, P.; FONTANA, R.; GEUNA, A. The impact of academic patenting on university research and its transfer. Research Policy, v. 40, n. 1, p. 55-68, 2011. https://doi.org/10.1016/j.respol.2010.09.010

DAL’MASO, Fernanda Vasconcelos Nogueira et al. Gestão da Transferência de Tecnologia em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovações na Região Sudeste do Brasil. Pymes, Innovación y Desarrollo, v. 11, n. 2, p. 3-31, 2023. https://doi.org/10.70453/2344.9195.v11.n2.42531

DEBACKERE, Koenraad; VEUGELERS, Reinhilde. The role of academic technology transfer organizations in improving industry science links. Research policy, v. 34, n. 3, p. 321-342, 2005. https://doi.org/10.1016/j.respol.2004.12.003

DE WIT, H. Changing rationales for the internationalization of higher education. In: Internationalization of Higher Education: An Institutional Perspective. Bucharest: UNESCO, 2000.

DE WIT, H. Internationalization in higher education: a critical review. SFU Educational Review, v. 12, n. 3, p. 9-17, 2019. https://doi.org/10.21810/sfuer.v12i3.1036

DI BENEDETTO, C. A.; CALANTONE, R. J.; ZHANG, C. International technology transfer: model and exploratory study in the People's Republic of China. International Marketing Review, 2003. https://doi.org/10.1108/02651330310485171

GENET, C.; ERRABI, K.; GAUTHIER, C. Which model of technology transfer for nanotechnology? A comparison with biotech and microelectronics. Technovation, v. 32, n. 3-4, p. 205-215, 2012. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2011.10.007

GORSCHEK, T.; GARRE, P.; LARSSON, S.; WOHLIN, C. A model for technology transfer in practice. IEEE Software, v. 23, n. 6, p. 88-95, 2006. https://doi.org/10.1109/MS.2006.147

HERKEMA, S. A complex adaptive perspective on learning within innovation projects. The Learning Organization, 2003.

KERR, N. L.; KAUFMAN-GILLILAND, C. M. Communication, commitment, and cooperation in social dilemma. Journal of personality and social psychology, v. 66, n. 3, p. 513, 1994. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/0022-3514.66.3.513

KIM, C. S.; INKPEN, A. C. Cross-border R&D alliances, absorptive capacity and technology learning. Journal of International Management, v. 11, n. 3, p. 313-329, 2005. https://doi.org/10.1016/j.intman.2005.06.002

KUMAR, A.; MOTWANI, J.; REISMAN, A. Transfer of technology: a classification of motivations. The Journal of Technology Transfer, v. 21, n. 1-2, p. 34-42, 1996. https://doi.org/10.1007/BF02220305

LANE, J. P. Understanding technology transfer. Assistive Technology, v. 11, n. 1, p. 5-19, 1999. https://doi.org/10.1080/10400435.1999.10131981

MAIOLI, S. F. V.; SILVA, L. C. S. O Processo de Implantação do Parque Tecnológico Internacional na Região Fronteiriça do Brasil e Paraguay. P2P e Inovação, v. 9, n. 2, p. 293-311, 2023. https://doi.org/10.21721/p2p.2023v9n2.p293-311

MALIK, K. Aiding the technology manager: a conceptual model for intra-firm technology transfer. Technovation, v. 22, n. 7, p. 427-436, 2002. https://doi.org/10.1016/S0166-4972(01)00030-X

MAUÉS, O. C.; DOS SANTOS BASTOS, R. Políticas de internacionalização da Educação Superior: o contexto brasileiro. Educação, v. 40, n. 3, p. 333-342, 2017. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.28999

MORGAN, D. L. Focus groups. Annual Review of Sociology, v. 22, n. 1, p. 129-152, 1996. https://doi.org/10.1146/annurev.soc.22.1.129

MOROSINI, M. C.; USTÁRROZ, E. Impactos da internacionalização da educação superior na docência universitária: construindo a cidadania global através do currículo globalizado e das competências interculturais. Revista em Aberto-Inep, 2016. https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/14622/2/Impactos_da_Internacionalizacao_da_Educacao_Superior_na_Docencia_Universitaria_Construindo_a_cidadania_global_atraves.pdf

MOROSINI, M. C.; NASCIMENTO, L. M. Internacionalização da educação superior no Brasil: a produção recente em teses e dissertações. Educação em Revista, v. 33, 2017. https://doi.org/10.1590/0102-4698155071

NECOECHEA-MONDRAGÓN, H.; PINEDA-DOMÍNGUEZ, D.; SOTO-FLORES, R. A conceptual model of technology transfer for public universities in Mexico. Journal of Technology Management & Innovation, v. 8, n. 4, p. 24-35, 2013. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-27242013000500003

NEVES, C. E. B.; BARBOSA, M. L. O. Internacionalização da educação superior no Brasil: avanços, obstáculos e desafios. Sociologias, v. 22, n. 54, p. 144-175, 2020. https://doi.org/10.1590/15174522-99656

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – OCDE. Manual de Oslo: Proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed. Paris: OCDE, 2005. Disponível em: http://www.finep.gov.br/images/a-finep/biblioteca/manual_de_oslo.pdf Acesso em: 28 maio 2021.

ROESSNER, J. Technology transfer. In: Science and Technology Policy in the US: A Time of Change. Londres: Longman, 2000.

ROTHWELL, R. Successful industrial innovation: critical factors for the 1990s. R&D Management, v. 22, n. 3, p. 221-240, 1992. https://doi.org/10.1111/j.1467-9310.1992.tb00812.x

SCHUMPETER, J. A.; POSSAS, M. S. Teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucros, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Nova Cultural Ltda, 1997.

SANTOS SILVA, L. C. et al. Tool for assessment of the green technology transfer structure in Brazilian public universities. Sustainability, v. 15, n. 8, p. 6873, 2023. https://doi.org/10.3390/su15086873

SHARMA, M.; KUMAR, U.; LALANDE, L. Role of university technology transfer offices in university technology commercialization: case study of the Carleton University Foundry Program. Journal of Services Research, v. 6, p. 109-139, 2006. https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=9d208020c8796bdbaf147b6073a01cfc06c5f6f6

SIEGEL, D. S. et al. Toward a model of the effective transfer of scientific knowledge from academicians to practitioners: qualitative evidence from the commercialization of university technologies. Journal of Engineering and Technology Management, v. 21, n. 1-2, p. 115-142, 2004. https://doi.org/10.1016/j.jengtecman.2003.12.006

SILVA, L. C. S.; TEN CATEN, C. Schwengber; GAIA, S. Modelo de Transferência de Tecnologia Verde no Âmbito Universidade-Indústria. P2P E INOVAÇÃO, v. 9, p. 188-212, 2023a. http://dx.doi.org/10.21728/p2p.2023v9nesp.p188-212

SILVA, L. C. S.; TEN CATEN, C. Schwengber; GAIA, S. Conceptual framework of green technology transfer at public university scope Brazilian. Innovation and Green Development, v. 2, n. 4, p. 100076, 2023b. https://doi.org/10.1016/j.igd.2023.100076

SORDI, G. F.; SORDI, V. F.; SILVA, L. C. S. A ESTRUTURA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO VOLTADA À TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Revista de Administração Unimep, v. 18, n. 2, p. 168-187, 2020. http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.2.10147.68649

SOLLEIRO, J.; RITTER DOS SANTOS, E.; ESCALANTE, F. En búsqueda de un sistema de prácticas para la vinculación exitosa de universidades y centros de I+D con el sector productivo. Documento de trabalho. México: CYTED, 2000.

STOCK, G. N.; TATIKONDA, M. V. A typology of project-level technology transfer processes. Journal of Operations Management, v. 18, n. 6, p. 719-737, 2000. https://doi.org/10.1016/S0272-6963(00)00045-0

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Mobilidade internacional. Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, 8 mar. 2022. Disponível em: https://portal.UFGD.edu.br/secao/mobilidade-internacional-proae/index. Acesso em: 20 jul. 2021

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI-2013-2017. Dourados: UFGD, 2013. Disponível em: https://portal.UFGD.edu.br/. Acesso em: 20 jul. 2021

UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT (UNCTAD). Proceedings of the United Nations Conference on Trade and Development: Fifth Session, Manila, 7 May-3 June 1979. Volume I. Disponível em: https://unctad.org/system/files/official-document/td269vol1_en.pdf. Acesso em: 23 jan. 2021

VAN DER WENDE, Marijk. Internationalising the curriculum in Dutch higher education: An international comparative perspective. Journal of studies in international education, v. 1, n. 2, p. 53-72, 1997. https://doi.org/10.1177/102831539700100204

WAHAB, S. A.; ROSE, R. C.; OSMAN, S. I. W. Defining the concepts of technology and technology transfer: a literature analysis. International Business Research, v. 5, n. 1, p. 61-71, 2012. http://dx.doi.org/10.5539/ibr.v5n1p61

WANG, J. Y.; BLOMSTRÖM, M. Foreign investment and technology transfer: a simple model. European Economic Review, v. 36, n. 1, p. 137-155, 1992. https://doi.org/10.1016/0014-2921(92)90021-N

WELCH, A.; DENMAN, B. Internationalisation of higher education: retrospect and prospect. Forum of Education, v. 52, p. 14-29, 1997. https://search.informit.org/doi/abs/10.3316/ielapa.990606308

WOODELL, J. K.; SMITH, T. L. Technology transfer for all the right reasons. Technology & Innovation, v. 18, n. 4, p. 295-305, 2017. https://doi.org/10.21300/18.4.2017.295

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman Editora, 2001.

Downloads

Publicado

24-01-2025

Edição

Seção

Tecnologias Digitais, Informação e Desinformação

Artigos Semelhantes

1-10 de 514

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.