CURSOS GRÁTIS (E FAKES!)

uma análise dos conteúdos enganosos sobre o SENAC na internet

Autores

  • Alda Rosana Duarte de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Aline de Araújo Durães Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Débora Gomes Salles Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2025v11n2e-7439

Palavras-chave:

desinformação; Meta; biblioteca de anúncios; publicidade digital; empresas.

Resumo

A produção e circulação deliberada de desinformação na Internet extrapolam as temáticas ligadas à Ciência e Política e já vêm atingindo também empresas, corporações e o consumidor. Neste artigo, visa-se identificar e analisar a cadeia de desinformação que se desenrola a partir dos anúncios falsos que circulam sobre os cursos gratuitos do Senac na Rede de Publicidade da Meta, especialmente no Facebook e no Instagram. Utilizando a biblioteca de anúncios da Meta como ferramenta para coleta de dados, a pesquisa identificou que 95,1% dos posts patrocinados sobre a oferta de gratuidade do Senac são falsos. Os resultados apontam que esses anúncios integram uma cadeia coordenada de desinformação em torno da marca, com o objetivo de gerar, por meio das redes sociais, cliques válidos para sites clandestinos que funcionam como displays de publicidade digital e, por isso, lucram com os acessos provenientes dos anúncios.

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Biografia do Autor

  • Alda Rosana Duarte de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutorado em Ciências no Programa de Pós-Graduação em Administração, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP). Mestrado em Gestão Empresarial pela EBAPE-FGV. Professora Associada da Escola da Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC-UFRJ). Afiliada a Dublin City University.

  • Aline de Araújo Durães, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Mestrado em Mídias Criativas pela Escola de Comunicação da UFRJ (2022). MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2016). Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2007) pela UFRJ. Assessora de Marketing e Comunicação no Rio de Janeiro.

  • Débora Gomes Salles, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Pós-doutoranda no grupo de pesquisa NetLab ECO/UFRJ. Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a UFRJ (2020). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (2012) pela mesma instituição. É Coordenadora Geral no NetLab.

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Publicado

10-03-2025

Edição

Seção

Tecnologias Digitais, Informação e Desinformação

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