TECNOLOGIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21728/p2p.2025v11n2e-7576Palavras-chave:
Educação, Tecnologias Sociais, Competência socioemocional, Evolução InterpessoalResumo
Esta pesquisa, realizada em Santa Luzia do Itanhy, buscou investigar como as Tecnologias Sociais (TS) implementadas em uma instituição de ensino podem contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Utilizou-se o Instrumento de Análise Sócioemocional (SENNA) para coletar os dados. Os resultados indicam que as intervenções de CLOC e Arte Naturalista impactaram de maneira distinta as características psicossociais dos alunos. O grupo tratado com CLOC apresentou maior comprometimento e esforço nas atividades escolares, com tendência positiva em conscienciosidade e extroversão, enquanto o grupo Arte Naturalista obteve resultados mais voláteis, mas teve um impacto positivo mais expressivo na amabilidade e na internalização das emoções. Ambos os grupos mostraram desafios semelhantes na estabilidade emocional, com dificuldades no controle de estresse e preocupações, mas o grupo Arte Naturalista teve um desempenho ligeiramente melhor. Quanto ao lócus de controle externo, ambos os grupos rejeitaram parcialmente a influência de fatores externos nas suas emoções, sendo que o grupo Arte Naturalista demonstrou maior tendência à internalização. Por fim, não houve grandes mudanças na abertura a novas experiências, com todos os grupos demonstrando forte interesse por novidades. Esses resultados sugerem que, embora as intervenções tenham gerado efeitos positivos, aspectos como estabilidade emocional e autocontrole podem ser mais bem trabalhados com estratégias complementares.
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