PÓS-GRADUAÇÃO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

integração tecnológica, interdisciplinaridade e impacto social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2025v12n1e-7626

Palavras-chave:

Pós-graduação; Interdisciplinaridade; Tecnologia educacional; Inovação; Políticas públicas

Resumo

Este artigo analisa criticamente os desafios enfrentados pela pós-graduação no século XXI, com foco na integração de tecnologias emergentes, na promoção da interdisciplinaridade e na ampliação do impacto social das pesquisas. Por meio de revisão bibliográfica, estudo comparado e análise temática, o texto evidencia que modelos educacionais tradicionais — marcados por currículos fragmentados e baixa articulação com políticas públicas e demandas de mercado — precisam ser transformados. Casos como o Earth Institute (Columbia), a UNICAMP e o projeto ATTO ilustram avanços e limitações na aplicação translacional do conhecimento. Programas como o CAPES-PrInt, apesar de contribuírem para a internacionalização, ainda reproduzem desigualdades regionais. O artigo propõe estratégias para conectar ensino, pesquisa e inovação por meio da adoção de tecnologias como inteligência artificial e blockchain, do incentivo à colaboração intersetorial e da reforma curricular voltada ao desenvolvimento de competências socioemocionais, digitais e sistêmicas. Conclui-se que a relevância da pós-graduação dependerá de sua capacidade de liderar transformações institucionais e gerar soluções sustentáveis para desafios globais.

 

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Biografia do Autor

  • Claudio Ruy Vasconcelos da Fonseca, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1976), mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1982) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1988). Pesquisador titular III do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

  • Estevão Vicente Monteiro de Paula, Universidade do Estado do Amazonas

    Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Amazonas. Mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Ciências Agrárias pela University of Tennessee, USA. Professor Titular da Universidade do Estado do Amazonas. Pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

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Publicado

26-08-2025

Edição

Seção

Inovação Social, Economias Colaborativas e Sustentabilidade

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