PÓS-GRADUAÇÃO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
integração tecnológica, interdisciplinaridade e impacto social
DOI:
https://doi.org/10.21728/p2p.2025v12n1e-7626Palavras-chave:
Pós-graduação; Interdisciplinaridade; Tecnologia educacional; Inovação; Políticas públicasResumo
Este artigo analisa criticamente os desafios enfrentados pela pós-graduação no século XXI, com foco na integração de tecnologias emergentes, na promoção da interdisciplinaridade e na ampliação do impacto social das pesquisas. Por meio de revisão bibliográfica, estudo comparado e análise temática, o texto evidencia que modelos educacionais tradicionais — marcados por currículos fragmentados e baixa articulação com políticas públicas e demandas de mercado — precisam ser transformados. Casos como o Earth Institute (Columbia), a UNICAMP e o projeto ATTO ilustram avanços e limitações na aplicação translacional do conhecimento. Programas como o CAPES-PrInt, apesar de contribuírem para a internacionalização, ainda reproduzem desigualdades regionais. O artigo propõe estratégias para conectar ensino, pesquisa e inovação por meio da adoção de tecnologias como inteligência artificial e blockchain, do incentivo à colaboração intersetorial e da reforma curricular voltada ao desenvolvimento de competências socioemocionais, digitais e sistêmicas. Conclui-se que a relevância da pós-graduação dependerá de sua capacidade de liderar transformações institucionais e gerar soluções sustentáveis para desafios globais.
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