Política de correção, retratação e retirada

Plágio, Autoplágio e Uso de Inteligência Artificial

A RITS realiza verificação prévia de similaridade nos manuscritos recebidos por meio de software especializado (iThenticate ou equivalente). Textos com taxa de similaridade superior a 40% com outros trabalhos publicados são recusados. O uso de autocitação é limitado a 10% do conteúdo.

Documentos produzidos integralmente por inteligência artificial não são aceitos. Quando a IA tiver sido utilizada para parte do trabalho, a Declaração de Uso de IA é obrigatória e deve indicar o conteúdo gerado e a forma de aplicação, com citação conforme a ABNT. A declaração deve aparecer no início do documento, em nota do autor ou antes da introdução.

Correção

As correções em artigos publicados, quando pertinentes, são acompanhadas por aviso formal e classificadas em quatro categorias: correção do autor, correção do editor, adendo do autor e adendo do editor. Erros ortográficos ou gramaticais menores não motivam publicação de correção.

Retratação

A retratação pode ser motivada por fabricação ou falsificação de dados, abuso de autoria, plágio, autoplágio, omissão intencional de dados ou não declaração do uso de IA. A solicitação parte do autor de contato principal, com ciência e assinatura de todos os coautores. Em caso de discordância entre autores, o Conselho Editorial delibera.

Aspectos Éticos

Para pesquisas envolvendo seres humanos, a submissão deve incluir o documento de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Estudos com grupos vulneráveis devem incluir declaração sobre as circunstâncias do consentimento. A apresentação de dados de sexo e gênero deve seguir as diretrizes SAGER (Sex and Gender Equity in Research).

Para pesquisas com animais ou em áreas ambientalmente sensíveis, a submissão deve incluir as autorizações legais pertinentes (CEUA, ICMBio/SISBIO, autoridades locais, entre outras), conforme a legislação aplicável.