Sobre a temática "Responsabilidade social" na literatura da Ciência da Informação indexada pela Brapci

Autores

  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciência da Informação.

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2014v1n1.p59-76

Resumo

Apresenta resultados de pesquisa sobre emergência de produção científica publicada em periódicos sobre a temática <responsabilidade social> no campo da Ciência da Informação, no Brasil. Discorre sobre o contexto teórico das ciências sociais e o modelo de rede conceitual proposto por Wersig (1993) para a Ciência da Informação. Relata o processo de pesquisa, que adotou o método indiciário e o brauseio como instrumentos para a identificação dos indícios de produção sobre a temática na literatura indexada pela Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação - Brapci. Conclui que nos últimos 13 anos a produção sobre a temática vem crescendo na literatura brasileira, em número de autores e artigos, os quais abordam temas relacionados à epistemologia (responsabilidade social como fundamento da Ciência da Informação), à teoria (ações de política e gestão na sociedade da informação) e da aplicação (em unidades e para profissionais da informação). 

Biografia do autor

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciência da Informação.

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Professora da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Downloads

Publicado

06/08/2014

Como citar

FREIRE, I. M. Sobre a temática "Responsabilidade social" na literatura da Ciência da Informação indexada pela Brapci. Logeion: Filosofia da Informação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 59–76, 2014. DOI: 10.21728/logeion.2014v1n1.p59-76. Disponível em: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/1492. Acesso em: 16 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos