EXISTE UM PENSAMENTO INFORMACIONAL IBERO-AMERICANO?
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2018v4n2.p31-55Resumo
O objetivo do texto é problematizar a existência de um possível pensamento informacional ibero-americano. Para tanto, inicialmente constata-se uma relativa ausência da Ibero-América nas apresentações e mapeamentos internacionais da ciência da informação. A seguir, é discutida a realidade dos 22 países que compõem a Ibero-América, região que pode ser compreendida a partir de uma perspectiva sociocultural e geopolítica. Logo após, é feito um panorama, ainda em estágio inicial, das pesquisas em ciência da informação destes países, ressaltando-se a necessidade de continuidade e aprofundamento desse mapeamento. Por fim, apresenta-se uma configuração epistemológica geral da ciência da informação, em nível mundial, evidenciando-se a importância de se situar, nesse quadro, as contribuições específicas da Ibero-América.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Logeion: Filosofia da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.