A AVALIAÇÃO DE EVIDÊNCIAS EM SAÚDE PELA POPULAÇÃO

Autores

  • Maria Cristiane Barbosa Galvão Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
  • Fabio Carmona Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
  • Ivan Luiz Marques Ricarte Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2019v6n1.p175-192

Resumo

Introdução. Objetivou-se verificar como a população avalia as evidências sobre a saúde de crianças e adolescentes. Métodos. Para atingir esse objetivo, foram disseminadas evidências em saúde, produzidas com linguagem simples, focando os falantes da língua portuguesa, em uma plataforma tecnológica e nas mídias sociais. Resultados. Foram analisadas 113 avaliações das evidências realizadas por enquete, em plataforma tecnológica, usando questionário estruturado, bem como 136 avaliações provenientes de comentários livres registrados em mídias sociais. Percebeu-se que, nas mídias sociais, a população avalia as evidências dicotomicamente, por concordância ou discordância, considerando experiências pessoais. Já as avaliações coletadas por plataforma tecnológica empregando questionário estruturado possui menos adesão da população, porém são mais detalhadas. Observou-se que o público que mais avalia a informação são as mulheres. Conclusão. Fica o desafio de fazer com que as evidências em saúde sejam avaliadas por outros segmentos da população, preferencialmente empregando instrumentos formais de avaliação, por serem mais detalhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Maria Cristiane Barbosa Galvão, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Professora Doutora na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Fabio Carmona, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Professor Associado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Ivan Luiz Marques Ricarte, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Tecnologia

Professor Titular na Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas

Referências

BENEDICTA, B.; CALDWELL, P.H.Y.; SCOTT, K.M. How parents use, search for and appraise online health information on their child’s medical condition: a pilot study. Journal of Paediatrics and Child Health, 2019 (Early view). DOI: 10.1111/jpc.14575.

CENTRE for Evidence-Based Medicine. OCEBM Levels of Evidence. Oxford: University of Oxford, 2016. Disponível em: https://www.cebm.net/2016/05/ocebm-levels-of-evidence/ . Acesso em: 14 set. 2019.

FREEMAN, Jaimie L. et al. How adolescents search for and appraise online health information: a systematic review. Journal of Pediatrics, v. 195, p. 244- 255.e1, 2018.

GALVAO, M.C.B. et al. The Clinical Relevance of Information Index (CRII): assessing the relevance of health information to the clinical practice. Health Information & Libraries Journal, v. 30, n. 2, p. 110–120, 2 jun. 2013. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/hir.12021 Acesso em: 14 set. 2019.

GALVAO, M.C.B.; PLUYE, P.; RICARTE, I.L.M. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 8, n. 2, p. 4-24, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/121879 . Acesso em: 2 set. 2019.

HARRIS, Paul A. et al. The REDCap consortium: Building an international community of software platform partners. Journal of Biomedical Informatics, v. 95, n. December 2018, p. 103208, 2019.

HAYNES, R.B. et al. Second-order peer review of the medical literature for clinical practitioners. Journal of the American Medical Association, v. 295, n. 15, p. 1801–1808, 2006.

INTERNATIONAL Federation of Library Associations and Institutions. Development and Access to Information. Den Haag: IFLA, 2017. Disponível em: https://da2i.ifla.org/sites/da2i.ifla.org/files/uploads/docs/da2i-2017-chapter4.pdf. Acesso em: 11 set. 2019.

JOHNSON, R.B.; ONWUEGBUZIE, A.J.; TURNER, L.A. Toward a definition of mixed methods research. Journal of Mixed Methods Research, v. 1, n. 2, 2007, p.112-133.

KIM, H.; CHOI, B. A comparative examination of factors that affect the credibility of health information on social media. Proceedings of the Association for Information Science and Technology, v. 55, n. 1, p. 843–844, 2018.

MOON, R.Y. et al. Mothers’ Perceptions of the Internet and social media as sources of parenting and health information: qualitative study. Journal of Medical Internet Research, v. 21, n. 7, p. e14289, 2019.

PLUYE, P. et al. Number needed to benefit from information (NNBI): Proposal from a mixed methods research study with practicing family physicians. Annals of Family Medicine, v. 11, n. 6, p. 559–567, 2013.

PLUYE, P. Les méthodes mixtes. In: RIDDE, V.; DAGENAIS, C. (Ed.). Approches et pratiques en évaluation de programme. Montréal: Presses de l’Université de Montréal, 2012. p. 125-143.

PLUYE, Pierre et al. Development and content validation of the information assessment method for patients and consumers. JMIR research protocols, v. 3, n. 1, p. e7, jan. 2014.

SBAFFI, Laura; ROWLEY, Jennifer. Trust and credibility in web-based health information: A review and agenda for future research. Journal of Medical Internet Research, v. 19, n. 6, 2017.

STABLEFORD, S.; METTGER, W. Plain language: A Strategic Response to the Health Literacy Challenge. Journal of Public Health Policy, v. 28, n. 1, p. 71–93, 2016.

UNITED States. Plain language definition. US, s.d. Disponível em: https://www.plainlanguage.gov/about/definitions/. Acesso em: 11 set. 2019.

WORLD Health Organization. Health literacy. Geneva: WHO, 2019. Disponível em: https://www.who.int/healthpromotion/health-literacy/en/. Acesso em: 14 set. 2019.

WORLD Health Organization. International Telecommunication Union. National e-Health strategy toolkit. Geneva: WHO, 2012. Disponível em: https://www.itu.int/dms_pub/itu-d/opb/str/D-STR-E_HEALTH.05-2012-PDF-E.pdf. Acesso em: 11 set. 2019.

Downloads

Publicado

10/10/2019

Como citar

GALVÃO, M. C. B.; CARMONA, F.; RICARTE, I. L. M. A AVALIAÇÃO DE EVIDÊNCIAS EM SAÚDE PELA POPULAÇÃO. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 175–192, 2019. DOI: 10.21721/p2p.2019v6n1.p175-192. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/4944. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)