DESCRIÇÃO DAS RELAÇÕES SEMÂNTICAS PARA APLICAÇÃO EM KOS: USO DO TESAURO SEMÂNTICO APLICADO (THESA)
Resumo
Este trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo de Metacategorias semânticas para aplicação em SKOS. Busca especificamente identificar tipologias de relações semânticas classificadas como relações associativas para aplicação no software Thesa - Tesauro Semântico Aplicado. No contexto atual, a interface de pesquisa de Sistemas de Recuperação da Informação (SRI), com suas diferentes possibilidades de busca, exercem um papel intermediário entre o usuário e o acervo documental de uma instituição. Assim, é necessário que esses sistemas sejam pensados de forma a facilitar a recuperação da informação pelos usuários. Uma das formas de fazer isso é investir no aperfeiçoamento das relações semânticas dos Sistemas de Organização do Conhecimento (SOCs). A inserção das metacategorias semânticas identificadas possibilitam a observação e descrição do funcionamento das mesmas em diferentes domínios do conhecimento como: Biologia vegetal, Eletromagnetismo, Comunicação Científica e Literatura. A consolidação dos resultados desta pesquisa possibilitará o desenvolvimento de tesauros semanticamente fortalecidos, numa transposição natural entre a teoria e a prática. Dos futuros resultados do uso do Thesa, está a possibilidade de estabelecer dicionários de sinônimos entre diversos domínios e temas, bem como gerar inferências com bases em outros tesauros, facilitando a operacionalização de seus gestores, com o uso de Inteligência Artificial.
Publicado
01/10/2019
Como Citar
Gabriel JuniorR. F.; LaipeltR. do C. F. DESCRIÇÃO DAS RELAÇÕES SEMÂNTICAS PARA APLICAÇÃO EM KOS: USO DO TESAURO SEMÂNTICO APLICADO (THESA). P2P E INOVAÇÃO, v. 6, n. 1, p. 117-135, 1 out. 2019.
Seção
Artigos
Todos os direitos (c) 2019 P2P E INOVAÇÃO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.