DESCRIÇÃO DAS RELAÇÕES SEMÂNTICAS PARA APLICAÇÃO EM KOS: USO DO TESAURO SEMÂNTICO APLICADO (THESA)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo de Metacategorias semânticas para aplicação em SKOS. Busca especificamente identificar tipologias de relações semânticas classificadas como relações associativas para aplicação no software Thesa - Tesauro Semântico Aplicado. No contexto atual, a interface de pesquisa de Sistemas de Recuperação da Informação (SRI), com suas diferentes possibilidades de busca, exercem um papel intermediário entre o usuário e o acervo documental de uma instituição. Assim, é necessário que esses sistemas sejam pensados de forma a facilitar a recuperação da informação pelos usuários. Uma das formas de fazer isso é investir no aperfeiçoamento das relações semânticas dos Sistemas de Organização do Conhecimento (SOCs). A inserção das metacategorias semânticas identificadas possibilitam a observação e descrição do funcionamento das mesmas em diferentes domínios do conhecimento como: Biologia vegetal, Eletromagnetismo, Comunicação Científica e Literatura. A consolidação dos resultados desta pesquisa possibilitará o desenvolvimento de tesauros semanticamente fortalecidos, numa transposição natural entre a teoria e a prática. Dos futuros resultados do uso do Thesa, está a possibilidade de estabelecer dicionários de sinônimos entre diversos domínios e temas, bem como gerar inferências com bases em outros tesauros, facilitando a operacionalização de seus gestores, com o uso de Inteligência Artificial.

Biografia do Autor

Rene Faustino Gabriel Junior, Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2011 - 2014 Doutorado em Ciência da Informação (Conceito CAPES 6). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Título: Indicadores bibliométricos para área de Ciência da Informação no Brasil: proposta para geração de indicadores de produção e citação na base Brapci, Ano de obtenção: 2014. Orientador: Ely Francina Tannuri de Oliveira. Palavras-chave: Indicadores; Produção Científica; bibliometria. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas Setores de atividade: Educação. 2009 - 2011 Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Título: SOCIALIZAÇÃO DOS SABERES DE DOMÍNIO: METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE UM REPERTÓRIO TEMÁTICO EM CIÊNCIA DA iNFORMAÇÃO,Ano de Obtenção: 2011. Orientador: Leilah Santiago Bufrem. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Recuperação de informação; Tratamento temático de informação; Base de dados. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação. 2005 - 2008 Graduação em Biblioteconomia e Documentação.
Publicado
01/10/2019
Como Citar
Gabriel JuniorR. F.; LaipeltR. do C. F. DESCRIÇÃO DAS RELAÇÕES SEMÂNTICAS PARA APLICAÇÃO EM KOS: USO DO TESAURO SEMÂNTICO APLICADO (THESA). P2P E INOVAÇÃO, v. 6, n. 1, p. 117-135, 1 out. 2019.
Seção
Artigos