HISTÓRIA, MEMÓRIA E ESQUECIMENTO NO CINEMA BRASILEIRO: A CONTRIBUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA RECOSNTRUÇÃO DA IMAGEM SOCIAL DO PERSONAGEM HOMOSSEXUAL

Autores

  • Fabio Assis Pinho
  • Francisco Arrais Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2016v3n1.p42-63

Palavras-chave:

Memória. Artefatos culturais. Cinema. Análise fílmica. Organização da informação.

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido a partir de uma perspectiva imagético discursiva, de reconstrução memorial da representação social do personagem homossexual no cinema brasileiro. Objetivamos compreender como a Organização da Informação (OI) auxilia, por meio da reconstrução da memória cinematográfica, na identificação temática relacionada à imagem social dos personagens homossexuais no cinema brasileiro. Utilizou-se de uma cartografia de telas com recorte cronológico compreendido entre os anos de 1980 a 2014. O recorte analisado explicita que a utilização de um modelo preponderante com características, padrões, constitui um estereótipo, consolidando e arraigado em uma visão que representa o preconceito social e um proselitismo da sociedade com relação às homossexualidades. 

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Publicado

30/09/2016

Como citar

ASSIS PINHO, F.; ARRAIS NASCIMENTO, F. HISTÓRIA, MEMÓRIA E ESQUECIMENTO NO CINEMA BRASILEIRO: A CONTRIBUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA RECOSNTRUÇÃO DA IMAGEM SOCIAL DO PERSONAGEM HOMOSSEXUAL. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 3, n. 1, p. 42–63, 2016. DOI: 10.21728/logeion.2016v3n1.p42-63. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/3009. Acesso em: 24 abr. 2024.

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