EVOLUÇÃO CONTEXTO-CONCEITUAL DAS COMPETÊNCIAS INFOCOMUNICACIONAIS

Autores

  • Jussara Borges
  • Gleise Brandão

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2017v3n2.p75-86

Palavras-chave:

Competência em informação. Competência em comunicação. Competências infocomunicacionais. Conectivismo. Metaliteracy.

Resumo

A proposta deste ensaio é discorrer sobre a evolução do conceito subjacente à competência em informação sem a pretensão de abarcar todos os pontos de vista sob os quais o conceito tem sido concebido. Acredita-se que a interação propiciada pelas tecnologias de informação e comunicação pressionam o conceito no sentido da inclusão de aspectos como a relação de comunicação com o outro. Assim, defende-se a promoção de um modelo que procura acrescentar à competência em informação o aspecto comunicativo, levando à proposta das competências infocomunicacionais. Enfatiza-se a necessidade de promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento dessas competências a partir da conectividade e da meta-aprendizagem, aspectos defendidos pelo conectivismo e pela metaliteracy. As reflexões em torno da aproximação das competências infocomunicacionais a esses dois conceitos possibilitam avançar quanto às discussões a respeito da evolução do conceito de competência em informação para uma perspectiva metacognitiva, interativa e colaborativa.

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Publicado

01/04/2017

Como citar

BORGES, J.; BRANDÃO, G. EVOLUÇÃO CONTEXTO-CONCEITUAL DAS COMPETÊNCIAS INFOCOMUNICACIONAIS. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 3, n. 2, p. 75–86, 2017. DOI: 10.21728/logeion.2017v3n2.p75-86. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/3839. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos