PROTAGONISMO SOCIAL E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2019v5n2.p10-21Resumo
Abordagem do protagonismo social, analisando sua relação com a informação, concluindo pela compreensão deste como objetivo do trabalho informacional, situando a mediação da informação como sua ação central. Parte da apresentação das origens conceituais em torno do protagonismo, buscando, à medida que debate as referências acerca do tema, demonstrar a relação do desenvolvimento do protagonismo social com o trabalho informacional, assim como sua posição de meta da atividade da mediação da informação, executada nas suas cinco dimensões e na condição de elemento central desse trabalho. As assertivas apresentadas são resultado do estudo crítico da bibliografia da área da Ciência da Informação que aborda o protagonismo e a mediação da informação, assim como de estudos de filósofos e pensadores que abordam os aspectos sociais e políticos da comunicação e da formação de sujeitos socialmente ativos, permitindo a identificação das relações entre protagonismo e mediação da informação, como também que a mediação consciente favorece o primeiro, concluindo que o apoio ao seu desenvolvimento representa a principal responsabilidade social do trabalho com a informação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Logeion: Filosofia da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.