A ÉTICA DA INFORMAÇÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE

Autores

  • Vinícius Cerva de Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jackson da Silva Medeiros Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p27-43

Palavras-chave:

Ética da Informação, Ciência da Informação, Programas de Pós-Graduação

Resumo

Objetiva verificar como está caracterizada a Ética da Informação nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil por meio dos projetos de pesquisa, artigos e disciplinas dos Programas citados que possam estar abordando a área. Desenvolve, a fim de atingir estes objetivos, uma pesquisa básica, quantitativa e descritiva, sob a técnica de Análise de Conteúdo. Infere que há uma disparidade significativa com relação ao tópico da ética profissional do bibliotecário entre os indicadores de pesquisa e produção; que o papel da docente Isa Maria Freire nos assuntos que relacionam Ética da Informação com a Web é um destaque, e que Maria Nélida González Gómez, por mais que tenha sido vista sua participação só num projeto de pesquisa, ainda assim contribuiu com a criação de um livro em 2017 sobre Ética da Informação. Conclui que é interessante outro trabalho acadêmico sobre o mesmo assunto, aplicando, por exemplo, uma amostra e, além de coletar artigos, projetos e disciplinas, livros e capítulos de livros. Conclui, ainda, questionando a necessidade de haver uma ”simetria” entre quantidade de projetos e artigos sobre um determinado assunto, bem como destaca a importância da Ética da Informação em função de desafios ético-informacionais propostos por tópicos como plágio e fake news.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinícius Cerva de Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Jackson da Silva Medeiros, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edição rev. e actual. Lisboa, Portugal: Edições 70, Lda, 2010.

CAPURRO, R. Ethics and Information in the Digital Age. In: ANNUAL COURSE AND CONFERENCE, 2001, Dubrovnik. Libraries in the Digital Age. Dubrovnik: [s. n.], 2001. p. 1-8. Disponível em: <http://www.capurro.de/lida2001.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2019.

FROEHLICH, T. A Not-So-Brief Account of Current Information Ethics: The Ethics of Ignorance, Missing Information, Misinformation, Disinformation and Other Forms of Deception or Incompetence. BiD: textos universitaris de biblioteconomia i documentació, [s. l.], n. 39, desembre, 2017. Disponível em: <http://bid.ub.edu/en/39/froehlich.htm>. Acesso em: 21 fev. 2019.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2019.

GÓMEZ, M. N. G.; CIANCONI, R. de B. (Orgs.) Ética da Informação: perspectivas e desafios. Niterói: PPGCI/UFF, 2017. Disponível em: <https://www.garamond.com.br/produto/%C9tica-da-informa%E7%E3o%3A-perspectivas-e-desafios.html>. Acesso em: 21 fev. 2019.

MATHIESEN, K. Towards a Political Philosophy of Information. Library Trends issue on Exploring Philosophies of Information, [s. l.], v. 63, n. 3, p. 427-447, 2015. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2944833>. Acesso em: 21 fev. 2019.

MATHIESEN, K.; FALLIS, D. Information Ethics and the Library Profession. In: HIMMA, K. E.; TAVANI, H. T. (Ed.). The Handbook of Information and Computer Ethics. New Jersey: John Wiley & Sons, 2008, p. 221-244.

RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1978.

Downloads

Publicado

15/09/2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A ÉTICA DA INFORMAÇÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 27–43, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p27-43. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4754. Acesso em: 21 nov. 2024.