O problema da identidade nas tecnologias da informação e comunicação

Autores

  • Cleyton Leandro Galvão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2020v6n2.p104-114

Resumo

Uma das questões mais difíceis de discernir no âmbito do uso das TICs é decidir o que seria aquilo que chamamos de identidade. Há termos que se referem a partes ou momentos específicos da identidade nas TICs, tanto ao uso quanto ao desenvolvimento que essas identidades podem ter em relação ao envolvimento do usuário. Deste modo, afirmamos que existe uma forma de compreender a identidade no uso das TICs como tentativa de se livrar deste emaranhado de termos e conceitos dispersos que parte da análise do progresso que as tecnologias da informação e comunicação tiveram desde a introdução em massa dos computadores pessoais e a expansão das redes sociais. Assim, será exposto o modo como a identidade passa da fase digital, para fase virtual, para a fase de identidade pessoal online, e por fim se tornando restos digitais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cleyton Leandro Galvão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
    Graduado em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco em 2007. Mestre em Filosofia pela UFPE em 2014. Doutorando em Filosofia pelo programa de Doutorado Integrado UFPE-UFPB-UFRN. Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba desde 2014. Líder do Grupo de Pesquisa Mente, Tecnologia e Informação do IFPB. Atua nas áreas de Filosofia da Mente, da Linguagem e da Informação.

Referências

ANGELL, Ian. As I see it: enclosing identity. Identity in the Information Society, v. 1, n. 1, 2008, p. 23-37.

BAILENSON, Jeremy N. Avatar. In: BAINBRIDGE, William S. (Ed.). Berkshire encyclopedia of human-computer interaction. Great Barrington: Berkshire Publishing Group, 2004. p. 64-68.

BAILENSON, Jeremy N.; BEALL, Andrew C.; BLASCOVICH, Jim; RAIMUNDO, Mike; WEISBUCH, Max. Intelligent agents who wear your face: Users’ reactions to the virtual self. In: INTERNATIONAL WORKSHOP ON INTELLIGENT VIRTUAL AGENTS, 3., 2001, Madrid. Proceedings… Berlin: Springer Verlag, 2001. p. 86-99.

CLARKE, Roger. Dissidentity. Identity in the Information Society, v. 1, n. 1, 2008, p. 221-228.

HONGLADAROM, Soraj. The Online Self: Externalism, Friendship and Games. New York: Springer, 2016.

ÖHMAN, Carl; FLORIDI, Luciano. The political economy of death in the age of information: a critical approach to the digital afterlife industry. Minds and Machines, Dordrecht, v. 27, n. 4, 2017, p. 639-662.

PARKINSON, Brian; MILLARD, David E; O’HARA, Kieron; GIORDANO, Richard. The digitally extended self: A lexicological analysis of personal data. Journal of Information Science, Amsterdam, v. 44, n. 4, 2018, p. 1-14.

Downloads

Publicado

24/03/2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O problema da identidade nas tecnologias da informação e comunicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 2, p. 104–114, 2020. DOI: 10.21728/logeion.2020v6n2.p104-114. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5164. Acesso em: 21 nov. 2024.