A potencialidade da imagem fotográfica como mediadora

questões epistemológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2020v7n1.p62-86

Palavras-chave:

Mediação da informação, Fotografia - Mediação cultural, Jorge Amado - Relações socioculturais

Resumo

Este artigo discorre sobre as proposições do homem de ultrapassar o que lhe é visível, de apropriar-se da informação por meio da mediação de sujeitos e dispositivos, apontando para questões epistemológicas que nos séculos XX e XXI têm sido levantadas sobre a imagem fotográfica. Traz conceitos e teorias que, no campo da Ciência da Informação, voltadas para a mediação da informação e seus suportes, dentre eles a fotografia, são revistas por força de modalidades e novas práticas de comunicação possibilitadas pelas tecnologias. Aborda aspectos da relação mantida pela fotografia com a cultura, sua função e usos sociais. Apropriando-se do método heurístico, elege como objeto empírico imagens de objetos da casa do escritor Jorge Amado, registradas no livro Rua Alagoinhas 33, Rio Vermelho. As etapas de identificação, numeração e resumo possibilitaram a desmontagem visual das imagens, a criação de grupos temáticos e a sua remontagem verbal, comprovando que as imagens fotográficas, como dispositivo e fonte de informação, podem ser consideradas um elemento de mediação, cuja leitura e interpretação sinalizam para as relações socioculturais construídas pelos sujeitos e viabilizam a criação de novas narrativas.

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Biografia do autor

Alzira Tude Sá, Instituto de Ciencia da Informação da UFBA

Profa. Dra Departamento de Fundamentos e Processos Informacionais do Instituto de Ciência da Informação da UFBA.

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Publicado

13/09/2020

Como citar

SÁ, A. T. A potencialidade da imagem fotográfica como mediadora: questões epistemológicas. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 1, p. 62–86, 2020. DOI: 10.21728/logeion.2020v7n1.p62-86. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5389. Acesso em: 26 abr. 2024.

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Artigos