Desinformação, verdade e pós-verdade

reflexões epistemológicas e contribuições de Piaget

Autores

  • Mariana Rodrigues Gomes de Mello UNESP
  • Daniel Martínez-Ávila Universidade Carlos III de Madrid (UC3M)

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2021v7n2.p108-127

Palavras-chave:

Verdade, Pós-Verdade, Desinformação, Desenvolvimento Cognitivo em Piaget

Resumo

A partir do conceito de verdade no decurso da Teoria do Conhecimento, do contexto da pós-verdade e das reflexões de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo, objetiva-se criar um espaço pra reflexão de como os criterios sobre verdade foram construídos históricamente, e inter-relacioná-los com elementos da pós-verdade e da desinformação. Metodologicamente, trata-se uma pesquisa bibliográfica. O caráter exploratório se dá justamente com o paralelo entre a temática e as fases do desenvolvimento cognitivo em Piaget. Por meio de uma reflexão histórico- epistemológica do conceito de verdade, percebeu-se que é problemático se pensar em critérios absolutos de verdade. Porém, há informações que estão mais próximas destes critérios do que outras. Isso depende da fonte, do propósito, conhecimento e principalmente da ética de quem escreve. Ademais, percebeu-se que adultos que não tiveram acesso ao processo de educação adequado tendem a acreditar mais em fake news.

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Biografia do Autor

  • Mariana Rodrigues Gomes de Mello, UNESP

    Bacharel e licenciada em Filosofia 

    Bacharel em Direito

    Especialista em Direito Público com capacitação para o Ensino Superior

    Mestre em Ciênncia da Informaçâo 

    Doutoranda em Ciência da Informação (UNESP)

  • Daniel Martínez-Ávila, Universidade Carlos III de Madrid (UC3M)

    Professor Assistente Doutor na Universidade Carlos III de Madrid.

    Professor Permanente no PPGCI da Universidade Estadual Paulista

    Graduado em Biblioteconomia, licenciado em Documentação,

    Mestre em Investigação em Documentação

    Doutor em Documentação pela Carlos III de Madrid.

     

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Publicado

26/03/2021

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Como Citar

Desinformação, verdade e pós-verdade: reflexões epistemológicas e contribuições de Piaget. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 2, p. 108–127, 2021. DOI: 10.21728/logeion.2021v7n2.p108-127. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5480. Acesso em: 22 dez. 2024.

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