A mediação teoria e práxis e a formação continuada

possibilidades em tempos de pandemia

Autores

  • Rafael Carlos Queiroz Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-4428-1081
  • Nazareth Vidal da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria José Carvalho Bento Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariangela Lima de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-7092-2583

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9nesp.p98-119

Palavras-chave:

Formação continuada. Pesquisa-ação colaborativo-crítica. Jürgen Habermas. Pandemia. Grupo de estudo-reflexão.

Resumo

  • Desde seu início, em 2020, a pandemia da Covid-19 acarretou diversos desafios no cotidiano. No campo da educação não foi diferente, pois os educadores precisaram repensar concepções mais amplas da formação continuada. Nesse contexto, o estudo procura analisar os desafios e as possibilidades para a formação continuada de profissionais da educação na perspectiva da autorreflexão colaborativo-crítica. Para isso, fundamenta-se na teoria de Jürgen Habermas por meio de duas concepções: a racionalidade comunicativa e a mediação teoria e práxis. Nesse processo, tomamos os argumentos dos profissionais participantes de grupo de estudo-reflexão a partir de suas demandas, dos processos de aprendizagem e das ações de mudanças. Ações e análises dialogam e sustentam-se entre os referenciais teórico-metodológicos embasando os processos, contemplando a aplicação da espiral autorreflexiva de observação, planejamento, ação e reflexão e o delineamento e teorização das funções mediadoras na relação teoria e prática, quais sejam: elaboração/formação dos teoremas críticos; organização dos processos de conscientização e aprendizagem; e a condução da luta política, seleção das estratégias apropriadas e solução de questões táticas, sendo essas categorias o modo como se organizaram os dados. Como resultados observamos novas possibilidades para formação continuada abarcando mais formandos e ampliando a colaboração entre pesquisadores, além da intenção dos formandos/cursistas de mudar ou transformar suas práticas em ações efetivas em seus lócus de atuação.

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Publicado

15/12/2022

Como citar

QUEIROZ, R. C.; SILVA, N. V. da; BENTO, M. J. C.; ALMEIDA, M. L. de. A mediação teoria e práxis e a formação continuada : possibilidades em tempos de pandemia. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, p. 98–119, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v9nesp.p98-119. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6171. Acesso em: 27 abr. 2024.