Da economia circular à ecologia das redes

as vantagens comparativas da transformação digital para a economia solidária

Autores

  • Guilherme de Figueiredo Preger FURNAS

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9nesp.p360-376

Palavras-chave:

Transformação digital. Trabalho neguentrópico. Economia solidária.

Resumo

Este artigo aborda a mudança de paradigma para a noção de trabalho na sociedade impactada pela transformação digital. Reformulando o conceito de trabalho como transformação conservadora de energia, de acordo com a primeira lei da termodinâmica, para o entendimento do trabalho como redução da entropia, conforme a segunda lei, é possível compatibilizá-lo com os conceitos de informação e de comunicação. O artigo sugere que esta reformulação já estava implícita na teoria marxista e a diferencia do modelo ricardiano clássico.  A transformação digital é pensada como corte epistemológico no modo de produção, que traz consequências para o sistema funcional da economia. Neste, o modo dominante da economia capitalista (o capitalismo de plataforma) é confrontado com modos alternativos como o da Economia Solidária. O artigo examina se a transformação digital traz vantagens comparativas para a Economia Solidária e conclui positivamente neste sentido.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOYER, Robert. Teoria da regulação: os fundamentos. São Paulo: Estação Liberdade, 2021.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. vol. I. Sâo Paulo: Paz e Terra, 2013.

DAGNINO, Renato. Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: IG/Unicamp, 2009.

DAGNINO, Renato. A hora e vez da tecnociência solidária (2020). Acesso em https://outraspalavras.net/tecnologiaemdisputa/a-hora-e-vez-da-tecnociencia-solidaria/.

DAGNINO, Renato. A economia solidária como eixo da reconstrução nacional (2020). Acesso em https://jornalggn.com.br/artigos/a-economia-solidaria-como-eixo-da-reconstrucao-nacional-por-renato-dagnino/.

DAGNINO, Renato. Política cognitiva solidária e o Brasil em reconstrução (2021). Acesso em https://outraspalavras.net/tecnologiaemdisputa/politica-cognitiva-solidaria-e-o-brasil-em-reconstrucao/.

DANTAS, Marcos et al. O valor da informação. De como o capital se apropria do trabalho social na era do espetáculo e da internet. São Paulo: Boitempo, 2022.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

MANCE, Euclides André. Constelação solidarius: as fendas do capitalismo e sua superação sistêmica. Passo Fundo: Instituto Superior de Filosofia Berthier, 2008.

MASON. Pós-capitalismo. Um guia para nosso futuro. São Paulo: Cia das Letras, 2017.

MOROZOV, Evgney. Big tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.

PREGER, Guilherme. Fábulas da ciência: discurso científico e fabulação especulativa. Rio de Janeiro, Gramma, 2021.

PREGER, Guilherme. Cenários especulativos pós-pandêmicos. A catástrofe sanitária e as redes solidárias. P2P Inovação, v.7, 2020. Acesso em https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5407.

PREGER, Guilherme. A Revolta ecológica. A transformação digital dos modos de produção e a economia circular. P2P Inovação, v.8, 2022. Acesso em https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5899.

PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas. Tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo, UNESP, 1996.

RIFKIN, Jeremy. Sociedade com custo marginal zero. São Paulo: M Books, 2016.

ROVELLI, Carlo. A ordem do tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.

ROVELLI, Carlo. O abismo vertiginoso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2021.

SCHRÖDINGER, Erwin. What is life. Cambridge University Press, 2000.

SCHOLZ, Trevor. Cooperativismo de plataforma. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo; Autonomia Literária; Elefante, 2016.

SRNICEK, Nick. Plataform capitalism. Cambridge: Polity, 2016.

Downloads

Publicado

15/12/2022

Como citar

PREGER, G. de F. Da economia circular à ecologia das redes : as vantagens comparativas da transformação digital para a economia solidária. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, p. 360–376, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v9nesp.p360-376. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6183. Acesso em: 28 abr. 2024.