A ordem como vontade e as possibilidades do caos

as ameaças reais e potenciais do extremismo político à ordem social

Autores

  • Marcelo Pereira de Mello Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9nesp.p427-439

Palavras-chave:

Ordem social. Cognição. Ordem política.

Resumo

Este trabalho pretende confrontar as concepções teóricas das análises sociológicas tradicionais sobre a “ordem social”, as quais chamaremos de “sensualistas” - por pressuporem uma ordem social naturalizada, com as teorias cognitivistas que veem a “ordem social” como construção teórico-intelectiva dos indivíduos. Nossa expectativa é que essa discussão nos auxilie a entender o contexto atual da emergência de movimentos políticos radicalizados, não importa por qual matiz ideológico, e o risco real e a ameaça potencial que eles representam para a estabilidade dos consensos tácitos assumidos pelos agentes na ordem social, tais como as noções de justo e injusto, certo e errado, bem e mal. Esperamos que a discussão sobre os fundamentos da ordem social, na forma colocada pelos cientistas sociais, se apodícticos e factuais ou cognitivos e racionais, ajude-nos a esclarecer até que ponto o radicalismo político, e os radicalismos de maneira geral, seja religioso, moral, bem como as ameaças de diáspora que os acompanham, têm o potencial de impor revezes ao que alguns analistas costumam chamar de “marcos civilizatórios”. Até que ponto, o extremismo político tem condições de impor perturbações de natureza moral aos pactos sociais ameaçando-os real e massivamente. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERGER, P; LUCKMAN, T. A. Construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1981.

CAPRA, Fritjof. O Ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982.

DAHRENDORF, Ralf. A lei e a ordem. Brasília: Fundação Tancredo Neves, Bonn, Fundação Friedrich Naumann, 1987.

HABERMAS, Jurgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. vol. I e II. Rio de Janeiro: Tempo Universitário, 2003.

HABERMAS, Jurgen. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.

HOBBES, Thomas. O Leviatã. São Paulo: Martin Claret, 2012.

MELLO, Marcelo Pereira de. Sociologia do Direito de Max Weber: o método caleidoscópio. Cadernos de Direito FESO, ano v, número 7, 2004.

WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília: Universidade de Brasília, 1999.

Downloads

Publicado

15/12/2022

Como citar

MELLO, M. P. de. A ordem como vontade e as possibilidades do caos : as ameaças reais e potenciais do extremismo político à ordem social. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, p. 427–439, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v9nesp.p427-439. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6187. Acesso em: 28 abr. 2024.