Jürgen Habermas sobre a educação

um diálogo com Immanuel Kant

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p197-211

Palavras-chave:

Jürgen Habermas, Educação, Immanuel Kant

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um diálogo entre a literatura que perpassa a temática entre os filósofos Jürgen Habermas e Immanuel Kant, e suas contribuições para pensarmos o campo da Educação. Caracteriza-se por um estudo bibliográfico, fundamentado na análise e interpretação da temática proposta. Aponta-se algumas aproximações relevantes da perspectiva habermasiana e o pensamento kantiano, sobretudo no que diz respeito a conceitos básicos como emancipação e conhecimento, apropriando-se dos sentidos e interpretações discutidas nas obras bibliográficas elencadas. A partir do diálogo exposto, compreende-se as contribuições dos pressupostos comunicativos no campo educacional, na área de formação continuada de profissionais da educação, conduzindo assim a uma justiça social expressa por processos de ensino-aprendizagem, garantindo o preparo de profissionais da educação fundamentada na concepção de um professor reflexivo, pesquisador e que aprende com o coletivo, visando o atendimento às necessidades de seus estudantes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30/11/2023

Como citar

BAUMGARTEM FRANÇA, B. R.; VIDAL DA SILVA, N.; LIMA DE ALMEIDA, M. Jürgen Habermas sobre a educação : um diálogo com Immanuel Kant . Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. esp2, p. 197–211, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10nesp2.p197-211. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6775. Acesso em: 27 abr. 2024.