Considerações acerca dos conceitos de autorreflexão e emancipação na pesquisa-ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p157-174

Palavras-chave:

Autorreflexão, Emancipação, Pesquisa-ação, Educação, Formação Continuada

Resumo

Toma-se como objetivo tecer considerações acerca do conceito de autorreflexão e emancipação, entrelaçando-o à pesquisa-ação, por meio do diálogo entre Jürgen Habermas, Theodor W. Adorno, Wilfred Carr e Stephen Kemmis. Os conceitos de autorreflexão e emancipação surgem na Escola de Frankfurt através de Adorno e são incorporados por Habermas, que dá outro sentido a eles. Carr e Kemmis, ao refletirem sobre a pesquisa-ação emancipatória na educação, tomam Habermas como alicerce e constituem o conceito de autorreflexão crítica. A partir das considerações dos autores, o artigo reflete acerca da autorreflexão incorporada na metodologia da pesquisa-ação, principalmente no tocante à formação continuada de profissionais da educação. À luz dos pressupostos habermasianos, defendem-se os conceitos de autorreflexão e emancipação pela via da ação comunicativa, na qual o paradigma da consciência é transposto para o paradigma da linguagem. Compreende-se que para Adorno a autorreflexão está atrelada diretamente à liberdade, ao pensamento crítico e à autonomia, que guiam o indivíduo para a emancipação. Enquanto para Habermas, a autorreflexão vincula-se à linguagem e à comunicação, entre dois ou mais sujeitos, que os guiam para a emancipação. Carr e Kemmis inspirados na espiral cíclica proposta por Lewin e na autorreflexão de Habermas, vão defender a espiral autorreflexiva na pesquisa-ação. Diante disso, entende-se que os problemas da educação têm na racionalidade comunicativa perspectivas de mudanças sólidas, especialmente pela via de processos formativos.

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Publicado

30/11/2023

Como Citar

Considerações acerca dos conceitos de autorreflexão e emancipação na pesquisa-ação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. esp2, p. 157–174, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10nesp2.p157-174. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6778. Acesso em: 21 nov. 2024.