Considerações acerca dos conceitos de autorreflexão e emancipação na pesquisa-ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p157-174

Palavras-chave:

Autorreflexão, Emancipação, Pesquisa-ação, Educação, Formação Continuada

Resumo

Toma-se como objetivo tecer considerações acerca do conceito de autorreflexão e emancipação, entrelaçando-o à pesquisa-ação, por meio do diálogo entre Jürgen Habermas, Theodor W. Adorno, Wilfred Carr e Stephen Kemmis. Os conceitos de autorreflexão e emancipação surgem na Escola de Frankfurt através de Adorno e são incorporados por Habermas, que dá outro sentido a eles. Carr e Kemmis, ao refletirem sobre a pesquisa-ação emancipatória na educação, tomam Habermas como alicerce e constituem o conceito de autorreflexão crítica. A partir das considerações dos autores, o artigo reflete acerca da autorreflexão incorporada na metodologia da pesquisa-ação, principalmente no tocante à formação continuada de profissionais da educação. À luz dos pressupostos habermasianos, defendem-se os conceitos de autorreflexão e emancipação pela via da ação comunicativa, na qual o paradigma da consciência é transposto para o paradigma da linguagem. Compreende-se que para Adorno a autorreflexão está atrelada diretamente à liberdade, ao pensamento crítico e à autonomia, que guiam o indivíduo para a emancipação. Enquanto para Habermas, a autorreflexão vincula-se à linguagem e à comunicação, entre dois ou mais sujeitos, que os guiam para a emancipação. Carr e Kemmis inspirados na espiral cíclica proposta por Lewin e na autorreflexão de Habermas, vão defender a espiral autorreflexiva na pesquisa-ação. Diante disso, entende-se que os problemas da educação têm na racionalidade comunicativa perspectivas de mudanças sólidas, especialmente pela via de processos formativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. L. de. Formação continuada como processo crítico-reflexivo-colaborativo: possibilidades de construção de uma prática inclusiva. 2004. 267 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Pedagógico. Vitória, 2004.

ALMEIDA, M. L. de. Pesquisa-ação e inclusão escolar: uma análise da produção acadêmica em Educação Especial a partir das contribuições de Jürgen Habermas. 2010. 233 f. Tese

(doutorado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação. Vitória, 2010.

ALMEIDA, M. L.; SILVA, R. R. E. ; ALVES, J. B. O grupo de estudo-reflexão perspectiva teórico-metodológica para formação continuada: um estudo com gestores públicos de educação especial. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, v. 21, n. esp. 2, p. 1098-1118, nov. 2017. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10184

ALMEIDA, M. L. QUEIROZ, R. C.; FLORES, M. A.; PEREIRA, D. A pesquisa-ação crítica

no desenvolvimento de políticas de formação continuada para profissionais da educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1199-1214, 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp2.15121

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro. 2007.

BENTO, M. J. C.; SILVA, N. V.; CARVALHO, D. S; ALMEIDA, M. L. A Região Sul do Espírito Santo: do movimento de pesquisa à construção da política para formação continuada na perspectiva da inclusão escolar. IN: ALMEIDA, M. L; CAETANO, A. M. (Orgs.) Formação e gestão em Educação Especial: a pesquisa-ação em foco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.

BUSS, J. J.; FORNACIARI, E.; ESPÍNDULA, V.; ALMEIDA, M. L. Formação continuada, pesquisa-ação e políticas públicas em Santa Maria de Jetibá – ES. IN: ALMEIDA, M. L; CAETANO, A. M. (Orgs.). Formação e gestão em Educação Especial: a pesquisa-ação em foco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 270p.

CARR, W. Critical Action Research Today. Revista Estreiadialogos. n. 01. jul. 2019.

CARR, W.; KEMMIS, S. Becoming Critical: education, knowledge and action research. London and Philadelphia: The Palmer Press, 1986.

CARR, W.; KEMMIS, S. Teoría crítica de la enseñanza: investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.

CHIZZOTTI, A. História e atualidade das Ciências Humanas e Sociais. Cadernos de História da Educação, v.15, n.2, p. 599-613, maio-ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-8

FLORES, M. A. Formação de professores: questões críticas e desafios a considerar, in CNE – Conselho Nacional de Educação (Ed.) Estado da Educação 2014, Lisboa: Conselho Nacional de educação, pp. 262-277. 2015.

FÜRKOTTER, M. et al. O que a Formação Contínua deve Contemplar?: o que dizem os professores. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 849-869, jul./set. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S2175-62362014000300012

GEUSS, R. Teoria crítica: Habermas e a Escola de Frankfurt. Tradução de Bento Timar Borges. Campinas: Papirus, 1988.

HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. Tradução de Luiz Sérgio Repa e Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes. 2000.

HABERMAS, J. Verdade e Justificação: ensaios filosóficos. Tradução de Milton Camargo

Mota. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 2004.

HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. WMF Martins Fontes. 1 ed. 2012.

HABERMAS, J. Teoria e práxis: estudos de filosofia social. Tradução de Rúrion Melo. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Tradução de Luiz Repa. 1 ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

HABERMAS, J. A ética da discussão e a questão da verdade. Organização e introdução de Patrick Savidan. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 4ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.

LORENZI, G. M. A. C. Pesquisa-ação: pesquisar, refletir, agir e transformar. [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes, 2021.

MEDEIROS, A. M. S. D.; MARQUES, M. A. d. R. B. Habermas e a teoria do conhecimento. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.5, n.1, p.1-24, dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v5i1.627

MOREIRA, J. DE O.; ROMAGNOLI, R. C.; NEVES, E. DE O. O surgimento da clínica psicológica: da prática curativa aos dispositivos de promoção da saúde. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 27, n. Psicol. cienc. prof., 2007 27(4), p. 608–621, dez. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932007000400004

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G;

GHEDIN, E (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

QUEIROZ, R. C; Inclusão Escolar, Formação Continuada, Pesquisa-ação e Tecnologias: Tecituras Possíveis em Tempos de Pandemia. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação. Vitória, 2021.

RAMOS, R. A. Contribuições de Jürgen Habermas para o debate epistemológico iniciado por Karl Popper e Theodor Adorno. Civitas - Revista de Ciências Sociais, v. 17, n. 2, p. e79–e97, maio. 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/10.15448/1984-7289.2017.2.24210

RIBEIRO, Deolinda. Investigação-ação-formação: um caso na formação inicial de educadores. Revista Estreiadiálogos, v. 5, nl, p. 35-46, 2020.

SILVA, A. C. da. Becoming Critical: education, knowledge and action research. Educar em Revista, n. spe.2, p. 229–232, set. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.52442

SILVA, F. N. da. A autorreflexão colaborativo-crítica como princípio para formação continuada: perspectivas para inclusão escolar. 2019. 271 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação. Vitória, 2019.

SIMANKE, R. T.. A psicanálise freudiana e a dualidade entre ciências naturais e ciências humanas. Scientiae Studia, v. 7, n. Sci. stud., 2009 7(2), p. 221–235, abr. 2009.

THEODOR W. Adorno. Educação e Emancipação. Editora Paz e Terra, 1995.

THOMAZ, P. C.; SANTOS, C. R. dos. Marx, Weber e Durkheim: Contribuições Sociológicas Para a Educação. Anais da VI Mostra Científica do CESUCA. v.1. n. 6. 2012.

VIEIRA, I. da. S. Movimentos formativos e políticos da gestão de educação especial no estado do espírito santo. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação. Vitória, 2020. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.7862113129

Downloads

Publicado

30/11/2023

Como citar

SOARES FERNANDES, L.; LADISLAU PREDERIGO, A.; CARLOS QUEIROZ, R.; FALCÃO SANTANA, G.; LIMA DE ALMEIDA , M. Considerações acerca dos conceitos de autorreflexão e emancipação na pesquisa-ação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. esp2, p. 157–174, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10nesp2.p157-174. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6778. Acesso em: 28 abr. 2024.