Comunicação desfigurada pela violência e reconstrução da democracia

o caso do Lar de Amparo a Criança para Adoção (LACA- Maceió)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p61-70

Palavras-chave:

Palavras-chave: Filosofia. Habermas. Psicanálise. Freud. Crianças. Democracia.

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar a análise de caso experenciado pelos coautores em Unidade de Acolhimento em Maceió que recebe crianças de 0 a 6 anos em razão de desamparo e abandono. Foi utilizada a metodologia do estudo de campo, qualitativo, do tipo pesquisa-ação, a partir de visitações ao LACA. Pensar essa perspectiva a partir das relações entre Habermas, Freud e Winnicott, em uma relação entre Filosofia e Psicanálise a partir de processos comunicativos desfigurados pela violência e a urgência de postular processos reconstrutivos democráticos em que as ações linguísticas salvaguardem a integridade das crianças que viveram experiências deploráveis e foram rasuradas por comunicações desconfiguradas por diversos tipos de violências: físicas, psíquicas e emocionais. Concluiu-se que as crianças de tenra idade já apresentam comunicação desfigurada pela violência e que as relações consitutivas entre Estado de Direito Democrático e Justiça Social são forças constitutivas e imprescindíveis para a proteção dos seres humanos em níveis profundos de vulnerabilidades sociais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Anderson de Alencar Menezes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

[1] Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, Bacharel em Teologia pelo Centro Unisal - Campus Pio XI (São Paulo), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal. Pós-Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas. Integra como Pesquisador o Grupo de Investigação em Teoria Crítica da Universidade de Valência-Espanha, sob a direção do Professor Dr. Benno Herzog. Membro do IBDFAM (Instituto Brasileiro do Direito de Família) No Estado de Alagoas- Pertence no âmbito deste Instituto à Comissão da Criança e do Adolescente). Pesquisador da Rede RIEV (Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violência - UFPB; Ufal; UFSC; Universidade de Valência - Espanha). Exerceu a função de Coordenador do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Membro do Conselho Editorial da Edufal (Editora da Universidade Federal de Alagoas). Atualmente é PROFESSOR e PESQUISADOR DO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DO PPGE/CEDU/UFAL; Membro do CONSELHO EDITORIAL da Revista Eletrônica - COGNITIO da PUC SÃO PAULO; Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral.

 

Referências

AGUIAR, Odilon Alves de. Ser, Consciência e Linguagem: Horizontes da Filosofia. Revista Educação em Debate. Fortaleza. Ano 21.V 2. NQ38, p. 29-35, 1999· Disponível em https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/14401/3/1999_art_oaaguiar.pdf

BOWLBY, John. Apego. A Natureza do Vínculo: apego e perda. V. 1. 3ª ed. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e Interesse. Rio de janeiro: Zahar Editores, 1973.

______. Dialética e Hermenêutica: para a crítica da hermenêutica de Gadamer. Porto Alegre L&PM Editores, 1987.

______A Lógica das Ciências Sociais. Petrópolis: Vozes, 2009.

LONDERO, Angélica Dotto Londero; SOUZA, Ana Paula Ramos. Prevenção e intervenção em casos de tendência antissocial em uma perspectiva winnicottiana: alterações de linguagem como sintoma inicial da deprivação ambiental. Rev. CEFAC, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-021620161822515

RUPPERT, Franz. Quién soy Yo en una Sociedad Traumatizada? Tradução de Ana Maria Villar Peruga. Barcelona, Herder Editorial. 2019.

WINNICOTT, Donald. A Criança e o seu Mundo. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

______. O Brincar e a Realidade. São Paulo: Ubu editora, 2019.

______. Privação e Delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

______. Tudo começa em Casa. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

POLLI, José Renato. Violência e Direitos Humanos em Jürgen Habermas. Revista Lumen. V.315.81, 2018. DOI: https://doi.org/10.32459/revistalumen.v3i5.81

PRADO, José Luiz Aidar Prado. Habermas com Lacan: introdução crítica à teoria da ação comunicativa. São Paulo: Educ-Editora PUC-SP, 2014.

SILVA, Gustavo de Melo. Teoria do Agir Comunicativo na perspectiva de Jürgen Habermas: Implicações filosófico-educativas para a redução dos litígios sociais. São Carlos: Pedro & João, 2023.

Downloads

Publicado

30/11/2023

Como citar

MENEZES, A. de A.; ARAUJO, A. de B. Comunicação desfigurada pela violência e reconstrução da democracia: o caso do Lar de Amparo a Criança para Adoção (LACA- Maceió). Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. esp2, p. 61–70, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10nesp2.p61-70. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6790. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>