Armas teóricas e políticas

produção intelectual em Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p459-480

Palavras-chave:

Pós-modernismo, Pós-modernidade, Produção Científica, Ciência da Informação, Influências intelectuais

Resumo

Considera a produção científica brasileira da Ciência da Informação (CI), de pesquisadores institucionalmente reconhecidos da área, para realçar movimentos de transformação e influências intelectuais sobre o quadro teórico por eles construído. Questiona os conceitos de pós-modernidade e pós-modernismo no contexto destas produções, analisando criticamente a produção científica periódica, indexada na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), dos Bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desde o ano de 1990 até 2022, para descrever o fenômeno do pós-modernismo e da pós-modernidade, tanto como processo de transformação e estímulo à produção sobre as contradições encontradas nessa cultura, quanto para o reconhecimento de teorias, conceitos, posicionamentos políticos e ideológicos. Adota a distinção apresentada por Terry Eagleton, entre pós-modernismo e pós-modernidade, para reconhecer os significados dos termos enfocados e seus correlatos, e em quais contextos são analisados no corpus da pesquisa. Seleciona os textos com potencial de contribuição para uma síntese histórico-evolutiva. Conclui, destacando duas posições mais evidentes. A predominante associa à condição da CI como ciência pós-moderna, à arquivística pós-moderna, ao paradigma pós-custodial, à sociedade pós-moderna e a considerações genéricas sobre o saber e a informação como mercadorias básicas da pós-modernidade. A posição mais crítica fundamenta-se em autores como Terry Eagleton, ao denunciar as ilusões do pós-modernismo e David Harvey, cujos principais argumentos relacionam a ascensão de formas culturais pós-modernas e a emergência de modos flexíveis de acumulação ao ciclo de compressão do tempo-espaço na organização do capitalismo.

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Biografia do autor

Leilah Santiago Bufrem, Univ Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Dep de Ciência da informacao

1994- 1995 Pós-Doutorado. Universidad Autonoma de Madrid, U.A.M., Espanha. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas/ Área: Comunicação/ Subárea: Jornalismo e Editoração/ Especialidade: Divulgação do Livro. 1988- 1991 Doutorado em Ciências da Comunicação. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Editoras universitárias brasileiras: uma crítica para reformulação da prática, Ano de Obtenção: 1991. Orientador: Jerusa Pires Ferreira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Editoração universitária; Editoras - Brasil; Universidades - produção editorial. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas/ Área: Comunicação/ Subárea: Jornalismo e Editoração/ Especialidade: Editoração Universitária. Setores de atividade: Produtos e serviços recreativos, culturais, artísticos e desportivos. 1979- 1981 Mestrado em Educação. Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Título: Estudo de uma realidade concreta: fundamentação para uma proposta de currículo na área rural, Ano de Obtenção: 1981. Orientador: Zélia Milleo Pavão. Palavras-chave: Educação - meio rural; Currículo; Paraná - educação. Grande área: Ciências Humanas/ Área: Educação/ Subárea: Currículo/ Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Setores de atividade: Educação; Desenvolvimento rural. 1986- 1987 Especialização em Ação Cultural. (Carga Horária: 360h). Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Ano de finalização: 1987. 1975- 1975 Especialização em Cultura Portuguesa. Universidade de Lisboa, U.LISBOA, Portugal. Ano de finalização: 1975. 1974- 1975 Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino. (Carga Horária: 360h). Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Título: O docente de 1º e 2º graus inserido no contexto das reformas de ensino em análise comparativa. Ano de finalização: 1975. 1974- 1974 Especialização em Teoria do Conhecimento. (Carga Horária: 360h). Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Título: Evolução da educação popular e de adultos no Brasil. Ano de finalização: 1974. 1962- 1965 Graduação em FILOSOFIA. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, Brasil. 1961- 1964 Graduação em FILOSOFIA. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, Brasil. 1960- 1963 Graduação em Biblioteconomia e Documentação. Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Professor Permanente da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. Pesquisador participante da Universidade Carlos III de Madrid, CARLOS III MADRI, Espanha. Professor Permanente da Universidade Estadual Paulista Campus de Marília, UNESP, Brasil. Professor Colaborador da Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. ENDEREÇO: Al Cabral, 410 Centro 80410-210 Curitiba - PR

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Publicado

30/11/2023

Como citar

BUFREM, L. S. Armas teóricas e políticas: produção intelectual em Ciência da Informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. esp2, p. 459–480, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10nesp2.p459-480. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6796. Acesso em: 28 abr. 2024.