A competência em informação no enfrentamento ao plágio no ambiente acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2024v10n2e-6921Palavras-chave:
Competência em informação, Plágio no meio acadêmico, AutoriaResumo
Este artigo discute a competência em informação frente ao plágio no meio acadêmico. Reflete sobre as causas do plágio, como o pouco incentivo para que estudantes produzam conteúdos autorais e a ausência de políticas institucionais que orientem tais produções. Como resposta a este contexto, o artigo sugere uma educação para a autoria a partir da competência em informação. A competência em informação, entre outros, promove uma relação saudável entre as pessoas e o universo informacional. Assim, o objetivo é discutir de que forma a promoção da competência em informação contribui para o combate ao plágio acadêmico e a constituição da autoria. O método envolve levantamento bibliográfico em bases de dados da área de Ciência da Informação e construção argumentativa na qual os conceitos de plágio e competência em informação são relacionados. Os resultados incluem um guia demonstrativo de como a competência em informação pode ser empregada na produção de trabalhos acadêmicos e orientações para professores reconhecerem e evitarem o plágio. O trabalho conclui que as competências geradas no âmbito da relação entre indivíduos e informação podem beneficiar a construção de autoria e ser um elemento eficaz no combate ao plágio.
Downloads
Referências
AZEVEDO, E. Decotelli, novo ministro da Educação, é acusado de plágio em dissertação de mestrado. O Globo, Rio de Janeiro, 27 jun. 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/epoca/decotelli-novo-ministro-da-educacao-acusado-de-plagio-em-dissertacao-de-mestrado-24503409
BARROS, Susane. ROSA, Flávia. RIBEIRO, Elizabeth M. Princípios e técnicas para elaboração de textos acadêmicos. Salvador: UFBA, 2017. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/174974/4/eBook_Principios_e_Tecnicas_para_Elaboracao_de_Textos_Academicos-Especializacao_em_Gestao_de_Pessoas_UFBA.pdf Acesso em: 15 jan. 2023
BAZERMAN, Charles. paying the rent: languaging particularity and novelty. RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 459-469, 2010.
BONETTE, Luzia Maristela. VOSGERAU, Dilmeire Sant'Anna Ramos. O plágio por meio da internet: uma questão ética presente desde o ensino médio. Educação em Revista, Marília, v. 11, n. 2, p. 7-22, jul./dez. 2010. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/download/2318/1903/0. Acesso em: 06 fev. 2023.
BORGES, Jussara; BRANDÃO, Gleise; BARROS, Susane Santos. Educação para a informação: como promover competências infocomunicacionais. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.
GALVÃO, Agrazielle Ferreira; LUVIZOTTO, Caroline Kraus. Reflexões sobre a Ética e o Plágio na Pesquisa Científica. In: ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, Presidente Prudente, out., 2012. Disponível: http://www.unoeste.br/site/enepe/2012. Acesso em: 15 jan. 2023
GOULART, Claudio. Direito autoral descomplicado: soluções práticas para o dia-a-dia. Brasília, DF: Thesaurus, 2009.
HOWARD, Rebecca Moore. Plagiarisms, Authorships, and the Academic Death Penalty, College English, v. 57, n.7, p. 788-806, 1995. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/378403
JACOBSEN, Patrícia. Universidades brasileiras contra o plágio. UFRGS, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://www.ufrgs.br/bibliotecacentral/universidades-brasileiras-contra-o-plagio/. Acesso em: 15 jan. 2023.
KROKOSCZ, M. Abordagem do plágio nas três melhores universidades de cada um dos cinco continentes e do Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, set./dez. 2011.
LILLIS, T. M. Whose ‘Common Sense’? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. (org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999.
MACHADO, A. M. N. Do modelo ao estilo: possibilidades de autoria em contextos acadêmico-científicos. In: CALIL, E. Trilhas da escrita: autoria, leitura e ensino. São Paulo: Cortez, 2007. P. 171-207.
PENNYCOOK, Alastair. Borrowing Others’ Words: Text, Ownership, Memory, and Plagiarism. Tesol Quartely, v. 30 n. 2, Summer, 1996.
PENNYCOOK, Alastair. Reflecting on Borrwed Words. Tesol Quartely, v. 50, n. 2, June, 2016.
SILVA, Obdália Santana Ferraz. Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade?. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 38. maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/12.pdf. Acesso em: 30 jun. 2020.
SUPOSTO plágio de candidata a dirigir Suprema Corte agita política mexicana. [S. l.]: UOL, 2022. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2022/12/26/suposto-plagio-de-candidata-a-dirigir-suprema-corte-agita-politica-mexicana.htm Acesso em: 06 fev. 2023.
VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da competência informacional (2). Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 40 n. 1, p. 99-110, jan./abr., 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v40n1/a08v40n1.pdf. Acesso em: 15 jan. 2023
ZANINI, Leonardo Estevam. Notas sobre o plágio e a contrafação. Revista Doutrina, n. 81. Disponível em: https://revistadoutrina.trf4.jus.br/index.htm?https://revistadoutrina.trf4.jus.br/artigos/edicao081/Leonardo_Estevam_Zanini.html. Acesso em: 07 fev. 2023.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jussara Borges, Helena Harthmann, Susane Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.