A competência em informação no enfrentamento ao plágio no ambiente acadêmico

Autores

  • Jussara Borges Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Helena Harthmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Susane Barros Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2024v10n2e-6921

Palavras-chave:

Competência em informação, Plágio no meio acadêmico, Autoria

Resumo

Este artigo discute a competência em informação frente ao plágio no meio acadêmico. Reflete sobre as causas do plágio, como o pouco incentivo para que estudantes produzam conteúdos autorais e a ausência de políticas institucionais que orientem tais produções. Como resposta a este contexto, o artigo sugere uma educação para a autoria a partir da competência em informação. A competência em informação, entre outros, promove uma relação saudável entre as pessoas e o universo informacional. Assim, o objetivo é discutir de que forma a promoção da competência em informação contribui para o combate ao plágio acadêmico e a constituição da autoria. O método envolve levantamento bibliográfico em bases de dados da área de Ciência da Informação e construção argumentativa na qual os conceitos de plágio e competência em informação são relacionados. Os resultados incluem um guia demonstrativo de como a competência em informação pode ser empregada na produção de trabalhos acadêmicos e orientações para professores reconhecerem e evitarem o plágio. O trabalho conclui que as competências geradas no âmbito da relação entre indivíduos e informação podem beneficiar a construção de autoria e ser um elemento eficaz no combate ao plágio.

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Biografia do Autor

  • Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Jussara Borges é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), mestre em Ciência da Informação (UFBA e bacharel em Biblioteconomia (UFRGS). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e docente na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • Helena Harthmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduanda em Perícia em Propriedade Intelectual e Inovação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • Susane Barros, Universidade Federal da Bahia
    Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora do Instituto de Ciência da Informação e diretora da Editora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 
     

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Publicado

07/05/2024

Como Citar

A competência em informação no enfrentamento ao plágio no ambiente acadêmico. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 2, p. e-6921, 2024. DOI: 10.21728/logeion.2024v10n2e-6921. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6921.. Acesso em: 24 maio. 2024.