Intersubjetividades na educação

uma abordagem fenomenológica-existencialista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2024v10n2e-6977

Palavras-chave:

fenomenologia-existencialista; filosofia da educação; educação.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma reflexão entre educação, conhecimento e ação, sob a perspectiva da abordagem fenomenológica-existencialista. Destaca a importância de atribuir significado e interpretar os fatos, ressaltando a singularidade do ser humano e sua capacidade de dar sentido ao processo educacional. Além disso, enfatiza a intersubjetividade, a alteridade e a responsabilidade na formação do eu e na compreensão do mundo. A fenomenologia é apresentada como uma abordagem que busca transcender dicotomias, destacando a interconexão entre o eu e o mundo. Em suma, o presente texto defende a importância da autonomia, interpretação e interação na formação humana, sob uma perspectiva fenomenológica-existencialista

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Publicado

18/06/2024

Como Citar

Intersubjetividades na educação: uma abordagem fenomenológica-existencialista. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 2, p. e-6977, 2024. DOI: 10.21728/logeion.2024v10n2e-6977. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6977. Acesso em: 13 nov. 2024.