Documentos musicográficos como dispositivos de memória cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2024v11n1e-7245

Palavras-chave:

documento musicográfico, informação musical, memória cultural

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de identificar os elementos constituintes do documento musicográfico e se esses evidenciam indícios de memória cultural e da identidade do compositor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com uso do método indiciário. A análise e a interpretação dos dados foram pautadas na abordagem qualitativa. Os resultados indicaram que o documento musicográfico reúne elementos da estrutura social, elementos musicais e elementos tecnológicos capazes de revelar o contexto da produção do item documental, como também os traços de memória e identidade do compositor. Portanto, o estudo conclui que a composição musical pode ser considerada um significativo dispositivo de memória cultural. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia

    Docente Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora permanente da Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

  • Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

    Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Associado da Universidade Federal da Paraíba. Na pós-graduação em Ciência da Informação leciona as disciplinas Informação, Memória e Sociedade, e, Informação, Memória e Identidade e orienta nos níveis de mestrado e doutorado. 

Referências

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

ASSMANN, Aleida. Canon and Archive. In: ERLL, Astrid; NÜNNING, Ansgar (Ed.). Cultural Memory Studies: An International and Interdisciplinary Handbook. Berlin: Walter De Gruyter, 2008. p. 97-107.

ASSMANN, Jan. Communicative and Cultural Memory. In: ERLL, Astrid; NÜNNING, Ansgar (Ed.). Cultural Memory Studies: An International and Interdisciplinary Handbook. Berlin: Walter De Gruyter, 2008. p. 109-118.

BENNET, R. Elementos básicos da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

CANDAU, Joel. Antropologia da memória. Lisboa: Instituto Piaget, 2013.

CATROGA, Fernando. Memória, história e historiagrafia. Coimbra: Quarteto, 2001.

COPLAND, Aaron. Como ouvir e entender música. Rio de Janeiro: Artenova, 1974.

DODEBEI, Vera Lúcia Doyle. O sentido e o significado de documento para Memória Social. Tese de Doutorado (Escola de Comunicação da UFRJ). Rio de Janeiro, 1997.

GALINDO, Marcos. A redescoberta do trabalho coletivo. In: AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier. Informação, Patrimônio e Memória: diálogos interdisciplinares. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

GROVE, George. Dicionário Grove de Música. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1994.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

MINAYO, Maria Cecília Souza de. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2003.

MERRIAM, Alan P. The Antropology of Music. Evanston: Northewestern University Press, 1964.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992.

SOTUYO BLANCO, Pablo. O Patrimônio Musical na Bahia: diagnóstico, estratégias e propostas. In: COTTA, A. G.; BLANCO, P. S. Arquivologia e patrimônio musical. Salvador: Edufba, 2016.

STONE, Ruth M. Theory for Ethnomusicology. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2008.

Downloads

Publicado

15/10/2024

Como Citar

Documentos musicográficos como dispositivos de memória cultural. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 1, p. e-7245, 2024. DOI: 10.21728/logeion.2024v11n1e-7245. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7245. Acesso em: 21 nov. 2024.