Cineclube escolar e agir comunicativo
diálogos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2024v11e-7391Palabras clave:
Cinema. Comunicação. Debate.Resumen
O cineclube escolar configura-se como um espaço de debate e reflexão dentro do ambiente educacional, proporcionando aos estudantes a oportunidade de exploração, crítica e análise de temas sociais, culturais e éticos a partir das obras cinematográficas. Nesse contexto, o presente trabalho busca tecer reflexões sobre o potencial do cineclube escolar como um espaço de formação voltado ao uso da fala, da construção de diálogos e de entendimentos intersubjetivos, por meio de articulações possíveis com a Teoria do Agir Comunicativo de Habermas. Para isso, a fim de contextualizar tais questões e estabelecer as interações entre aquilo que se constitui como a prática cineclubista escolar com os pressupostos teóricos do agir comunicativo, realizou-se um levantamento de estudos que versam sobre o uso do cinema em sala de aula e a prática cineclubista como espaço de comunicação, bem como o referencial teórico de Habermas e seus interlocutores. As discussões apontam que, ao ser orientado pelos princípios do agir comunicativo, o formato de cineclube escolar pode apresentar o potencial de contribuir significativamente para a construção de um espaço de aprendizagem voltado ao diálogo igualitário, a autonomia e a participação ativa dos alunos, contrastando com as práticas instrumentais ainda presentes no ensino mediado pelo cinema.
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