O nó da nossa solidão
mediações culturais e literária a partir de Gabriel Garcia Márquez como pensador crítico
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12n1e-7551Palavras-chave:
mediação cultural, Literatura, Direitos Culturais, identidade latino-americana, Gabriel Garcia MarquezResumo
O presente trabalho se debruça sobre o tema da mediação cultural em sua pluralidade, no contexto da Ciência da Informação, enquanto categoria autônoma relativa aos processos de representação, comunicação e negociação cultural pluridisciplinar. Explora os entendimentos das dinâmicas da comunicação a partir da obra de Gabriel García Márquez, ganhador do Nobel de Literatura em 1982. Observa a produção cultural como parte da mediação cultural com objeto atomístico chamado ´linguagem´ necessário à leitura como prática da apropriação da informação a partir do objetivo de descrever a literatura como local possível de construção de sentido alternativo ao fluxo hegemônico no contexto da América Latina pela mediação cultural e os objetivos específicos de: (1) localizar a literatura latino-americana de Gabriel García Márquez como resposta identitária; (2) compreender as operações de significação dentro do fluxo informacional e (3) inserir a categoria de mediação cultural como ferramenta de ação nos conflitos simbólicos. Para a realização dos objetivos propostos, desenvolve pesquisa qualitativa de caráter teórico hermenêutico que relaciona os conceitos de mediação cultural, identidade, linguajamento e suas implicações para o entendimento de questões informacionais, partindo do discurso de Gabriel García Márquez quando do recebimento da premiação. Expõe a partir da bibliografia selecionada, os conceitos , e as relações elaboradas entre eles, ordenando os argumentos no formato de texto teórico ensaístico. Conclui-se que, tendo em vista os conceitos levantados e o arranjo teórico fundamentado, as construções da cultura e a atividade mediadora são fundamentais no enfrentamento dos conflitos simbólicos e na luta pelos direitos culturais.
Downloads
Referências
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Cia das letras, 1990.
CASTRO, Eduardo Viveiros de. Metafísicas canibais. São Paulo: Ubu; N-1, 2018.
FOUCAULT, Michel. Gênese e estrutura da antropologia de Kant; e, A ordem do discurso. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2015.
GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. Cem anos de solidão. Rio de Janeiro: Record, 2015.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Liv Sovik (org). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
HOLZINGER, Lea Luna. Wiens gröΒte flüchtlingssiedkung Macondo: Bewohner gestalten Umgebung. Viena: 2017.
LE COADIC, Yves François. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2021.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas. In: SUTTI, Weber (Coord.). I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural: sistema nacional de patrimônio cultural – desafios, estratégias e experiências para uma nova gestão. Brasília, DF: Iphan, p.25-39, 2012.
MIGNOLO, Walter. Histórias locais / projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: UFMG, 2020.
MÖRSCH, Carmen; HOLLAND, Andrew. Time for Cultural Mediation. Zurich: Institute for Art Education of Zurich University of the Arts (ZHdK), 2015.
PERROTTI, Edmir.; PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, v. 19, n. 2, p. 1-22, 2014.
PÉQUIGNOT, Bruno. Oeuvres, publics et médiation culturelle. Raison Présente, n. 177, p. 7-14, 2011.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: o pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2021.
ZINS, Chain. Conceptions of information science. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.58, n.3, p.335-350, 2007a
ZINS, Chain. Conceptions of information science. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.58, n.4, p.526-535, 2007b
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabriel Do Nascimento Barbosa, Dr. Taiguara Villela Aldabalde, Drª Lucileide Andrade de Lima do Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
