O nó da nossa solidão

mediações culturais e literária a partir de Gabriel Garcia Márquez como pensador crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12n1e-7551

Palavras-chave:

mediação cultural, Literatura, Direitos Culturais, identidade latino-americana, Gabriel Garcia Marquez

Resumo

O presente trabalho se debruça sobre o tema da mediação cultural em sua pluralidade, no contexto da Ciência da Informação, enquanto categoria autônoma relativa aos processos de representação, comunicação e negociação cultural pluridisciplinar. Explora os entendimentos das dinâmicas da comunicação a partir da obra de Gabriel García Márquez, ganhador do Nobel de Literatura em 1982.  Observa a produção cultural como parte da mediação cultural com objeto atomístico chamado ´linguagem´ necessário à leitura como prática da apropriação da informação a partir do objetivo de descrever a literatura como local possível de construção de sentido alternativo ao fluxo hegemônico no contexto da América Latina pela mediação cultural e os objetivos específicos de: (1) localizar a literatura latino-americana de Gabriel García Márquez como resposta identitária; (2) compreender as operações de significação dentro do fluxo informacional e (3) inserir a categoria de mediação cultural como ferramenta de ação nos conflitos simbólicos. Para a realização dos objetivos propostos, desenvolve pesquisa qualitativa de caráter teórico hermenêutico que relaciona os conceitos de mediação cultural, identidade, linguajamento e suas implicações para o entendimento de questões  informacionais, partindo do discurso de Gabriel García Márquez quando do recebimento da premiação. Expõe a partir da bibliografia selecionada, os conceitos , e as relações elaboradas entre eles, ordenando os argumentos no formato de texto teórico ensaístico. Conclui-se que, tendo em vista os conceitos levantados e o arranjo teórico fundamentado, as construções da cultura e a atividade mediadora são fundamentais no enfrentamento dos conflitos simbólicos e na luta pelos direitos culturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dr. Taiguara Villela Aldabalde, UFES

    Bacharel em Arquivologia (Universidade Federal do Rio de Janeiro, UNIRIO). Mestre em Ciências (Universidade de São Paulo, USP). Doutor em Ciência da Informação (Universidade de Brasília, UnB). Pós-doc em Ciências da Informação (Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal). Atuação de pesquisa em Documentação, Estudos de Instituições Arquivísticas, História dos Arquivos e Método Quali-Quantitativo aplicado à Pesquisa Arquivística (Archival Research). Tem publicado resultados em artigos em periódicos relevantes que constam no Qualis CAPES e capítulos de livros tanto no país quanto no exterior. Mantém-se em correspondência com outros cientistas, inclusive em colaborações internacionais. Possui experiência com as seguintes disciplinas: Gestão de Instituições e Serviços Arquivísticos, Projeto em Organização de Arquivos, Mediação e Acesso à Informação Arquivística, Mediação Cultural em Arquivos, Avaliação de Documentos Arquivísticos, Projeto de Pesquisa, e, Arranjo e Descrição de Documentos Arquivísticos. Também ministrou Tópicos Especiais em Arquivologia I, Representação Temática I, Tópicos Especiais em Arquivologia VII, Ação Cultural, orientou pesquisas de graduação no âmbito da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso e lecionou Paleografia e Diplomática. Atualmente é coordenador de estágio em Arquivologia, e, no passado, subcoordenador do Colegiado de Arquivologia. Dentre seus interesses de investigação e produção científica encontram-se: Transformação Digital; Infoprodutos; Mediação; Gestão de Produtos Digitais.

  • Drª Lucileide Andrade de Lima do Nascimento, UFES

    Doutora em Ciencias da Informação, Dinter UnB/UFES (atual), mestre em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (2007, especialista em Educação a Distância pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), especialista em Politica e Sociedade pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais (1995) e  graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991).

    Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Tratamento da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas, Educação a Distância, Atuação profissional, Biblioteca pública, Formação de leitores e Biblioteca escolar.

Referências

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Cia das letras, 1990.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Metafísicas canibais. São Paulo: Ubu; N-1, 2018.

FOUCAULT, Michel. Gênese e estrutura da antropologia de Kant; e, A ordem do discurso. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2015.

GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. Cem anos de solidão. Rio de Janeiro: Record, 2015.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Liv Sovik (org). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

HOLZINGER, Lea Luna. Wiens gröΒte flüchtlingssiedkung Macondo: Bewohner gestalten Umgebung. Viena: 2017.

LE COADIC, Yves François. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2021.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas. In: SUTTI, Weber (Coord.). I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural: sistema nacional de patrimônio cultural – desafios, estratégias e experiências para uma nova gestão. Brasília, DF: Iphan, p.25-39, 2012.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais / projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: UFMG, 2020.

MÖRSCH, Carmen; HOLLAND, Andrew. Time for Cultural Mediation. Zurich: Institute for Art Education of Zurich University of the Arts (ZHdK), 2015.

PERROTTI, Edmir.; PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, v. 19, n. 2, p. 1-22, 2014.

PÉQUIGNOT, Bruno. Oeuvres, publics et médiation culturelle. Raison Présente, n. 177, p. 7-14, 2011.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: o pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2021.

ZINS, Chain. Conceptions of information science. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.58, n.3, p.335-350, 2007a

ZINS, Chain. Conceptions of information science. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.58, n.4, p.526-535, 2007b

Downloads

Publicado

09/07/2025