Revisitando a noção de conhecimento na competência em informação
contribuições da Epistemologia Social
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12n1e-7619Palavras-chave:
conhecimento social, conhecimento coletivo, coinfoResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a compreensão de conhecimento no âmbito da competência em informação, e traçar relações e contributos da noção de conhecimento desenvolvida pelos autores da Epistemologia Social. Metodologicamente, o presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, cujo método é uma revisão narrativa que pretende estabelecer um espaço para reflexão inicial sobre a compreensão de conhecimento no campo da competência em informação. Quanto aos resultados entendemos que o acesso aos conhecimentos socialmente acumulados, influencia o processo de aprendizagem, sendo determinado por fatores sociais, políticos e econômicos, que definem a viabilidade desse acesso. Concluímos com uma proposta de compreensão social do conhecimento para estudos da competência em informação, baseados na Epistemologia Social.
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