Revisitando a noção de conhecimento na competência em informação

contribuições da Epistemologia Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12n1e-7619

Palavras-chave:

conhecimento social, conhecimento coletivo, coinfo

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a compreensão de conhecimento no âmbito da competência em informação, e traçar relações e contributos da noção de conhecimento desenvolvida pelos autores da Epistemologia Social.  Metodologicamente, o presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, cujo método é uma revisão narrativa que pretende estabelecer um espaço para reflexão inicial sobre a compreensão de conhecimento no campo da competência em informação. Quanto aos resultados entendemos que o acesso aos conhecimentos socialmente acumulados, influencia o processo de aprendizagem, sendo determinado por fatores sociais, políticos e econômicos, que definem a viabilidade desse acesso. Concluímos com uma proposta de compreensão social do conhecimento para estudos da competência em informação, baseados na Epistemologia Social.

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Biografia do Autor

  • Ana Maria Mendes Miranda, Universidade Estadual de Londrina

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

  • Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina

    Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

14/07/2025