Competência em Informação e Desinfodemia no contexto da pandemia de Covid-19

Autores

  • Marianna Zattar Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Centro de Ciência Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3328-3591

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5391

Palavras-chave:

Competência em Informação, Desinformação, Infodemia, Desinfodemia

Resumo

A educação no âmbito informacional pode ser um caminho para o controle da infodemia e da desinfodemia neste contexto pandêmico. Deste modo, apresenta-se aqui o resultado de uma pesquisa cujo objetivo central é indicar duas ações de competência em informação, no âmbito da desinfodemia da COVID-19. Para tanto, uma pesquisa qualitativa é realizada a partir de um recorte teórico-conceitual assentado em quatro conceitos analíticos entre infodemia, desinformação, desinfodemia e competência em informação, do ponto de vista da educação nas dinâmicas informacionais. A competência em informação é apresentada no escopo das ações voltadas para o público-alvo das informações falsas sobre a COVID-19, com o objetivo de promover o pensamento crítico e a avaliação de fontes de informação, em diferentes ambientes e dinâmicas informacionais. Como resultado, e com o objetivo de ilustrar duas dinâmicas em competência em informação, são apresentadas as iniciativas da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) e do VI Fórum sobre Competência em Informação: pesquisas e práticas, realizado no Rio de Janeiro, na perspectiva da educação em informação. Conclui que iniciativas de competência em informação devem ser vistas sob a perspectiva da promoção dos direitos dos cidadãos na medida em que a educação em dinâmicas informacionais pode promover práticas informacionais críticas, éticas e solidárias

Referências

AGOSTO, Denise. Information literacy and libraries in the age of fake news. Exeter: Libraries Unlimited, 2018.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Framework for information literacy for higher education. Chicago: The Association of College and Research Libraries, 2016.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Information literacy competency standards for higher education. Chicago: The Association of College and Research Libraries, 2000. DOI: https://doi.org/10.5860/crln.61.3.207

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Association of College and Research Libraries. Information literacy competency standards for higher education. Chicago, 2010.

BECHARA, Evanildo. Infodemia. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras., 2020. Disponível em: https://www.academia.org.br/artigos/infodemia. Acesso em: 9 ago. 2020.

DARNTON, Robert. A verdadeira história das notícias falsas. El País Brasil, Madrid, 1 maio 2017.

DECLARAÇÃO de Maceió sobre a competência em informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 24., 2010, Maceió. Anais... 2010.

EUROPEAN COMMISSION. A multi-dimensional approach to disinformation: report of the independent High level Group on fake news and online disinformation. Bruxelas: Directorate-General for Communications Networks, Content and Technology, 2018.

FALLIS, Don. What is disinformation?. Library Trends, v. 63, n. 3, p. 401-426, 2015. DOI: https://doi.org/10.1353/lib.2015.0014

FREIRE, Ana Maria Araújo. A leitura do mundo e a leitura da palavra em Paulo Freire. Cadernos CEDES, v. 35, n. 96, p. 291-298, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622015723767

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

HJØRLAND, B.; ALBRECHTSEN, H. Toward a new horizon in information science: domain-analysis. Journal of the American Society for Information Science, New York, v. 46, n. 6, p. 400-425, Jul. 1995. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4571(199507)46:6<400::AID-ASI2>3.0.CO;2-Y

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. How to spot fake news: COVID-19 edition. Den Haag: IFLA, 2020.

JING ZENG. Sensationalist media is exacerbating racist coronavirus fears: we need to combat it. The Guardian, 28 Feb. 2020. Disponível em: https://www.theguardian.com/commentisfree/2020/feb/28/sensationalist-media-is-exacerbating-racist-coronavirus-fears-we-need-to-combat-it. Acesso: 10 ago. 2020.

LEVITIN, Daniel Joseph. O guia contra mentiras: como pensar criticamente na era da pós-verdade. São Paulo: Objetiva, 2019.

MORAES, R. P. T.; CAMPOS, M. L. A. Mapeamento de domínios do conhecimento: uma proposta metodológica. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DE EDUCADORES E PESQUISADORES DE BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVOLOGIA, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DA IBEROAMÉRICA E CARIBE, 10., 2016, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2016.

NAEEM, Salman Bin; BHATTI, Rubina. The Covid-19 ‘infodemic’: a new front for information professionals. Health Information and Libraries Journal, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1111/hir.12311. Acesso em: 10 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/hir.12311

ORGANIZAÇÃO DA NAÇÕES UNIDAS. Agenda 2030. Traduzido pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio). New York: ONU, 13 out. 2015.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Folha informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 10 ago. 2020.

PRADO, Marcelo Freitas do et al. Análise da subnotificação de COVID-19 no Brasil. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 224-228, jun. 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2020000200224&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 4 nov. 2020.

POSETTI, Julie; BONTCHEVA, Kalina. Desinfodemia: descifrando la desinformación sobre el COVID-19. Paris: UNESCO, 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/disinfodemic_deciphering_covid19_disinformation_es.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

REDE de Competência em Informação do estado do Rio de Janeiro. In: FÓRUM SOBRE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: pesquisas e práticas no estado do Rio de Janeiro, 6. 2020, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: [s.n.], jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCfFds8x5HXHpsyccQaSjeCw. Acesso em: 17 jul. 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SANTOS, Márcia Pereira Alves dos et al. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estudos Avançados, São Paulo, v. 34, n. 99, p. 225-244, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000200225. Acesso em: 17 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.014

SAVOLAINEN, R. Information behavior and information practice: reviewing the "umbrella concepts" of information-seeking studies. The Library Quarterly, Chicago, v. 77, n. 2, p. 109-132, Apr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1086/517840

TUOMINEN, K.; SAVOLAINEN, R.; TALJA, S. Information literacy as a sociotechnical practice. The Library Quarterly, Chicago, v. 75, n. 3, p. 329-345, 2005. DOI: https://doi.org/10.1086/497311

UNESCO. Stop COVID-19 disinformation at the root with media and information literacy. Paris, 7 maio 2020.

VOLKOFF, Vladimir. Pequena história da desinformação: do cavalo de Tróia à internet. Curitiba: Ed. Vila do Príncipe, 2004.

VOSOUGHI, Soroush; ROY, Deb; ARAL, Sinan. The spread of true and false news online. Science, v. 359, n. 6380, p. 1146-115109, 2020.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making. [S.l.: s.n.], 20--?

Downloads

Publicado

11/12/2020

Edição

Seção

Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19

Como Citar

Competência em Informação e Desinfodemia no contexto da pandemia de Covid-19. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e5391, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i2.5391. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5391.. Acesso em: 16 jun. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 483

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.