Sobre a revista

A Liinc em Revista, ISSN 1808-3536, periódico científico de acesso aberto e avaliado por pares, é uma publicação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), editada por seu Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, desenvolvido em associação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

É indexada por DOAJ, Latindex, e Brapci.

Foco e Escopo

A Liinc em Revista foi lançada em 2005 com a proposta de tratar de agendas e temas emergentes nas formas e dinâmicas de produção, circulação e apropriação da informação e do conhecimento em sua relação com os processos de transformação social. Tem como horizonte promover o diálogo interdisciplinar, fortalecendo as conexões e as interfaces da Ciência da Informação com outras áreas do conhecimento.

Voltar ao topo ↑

Processo de Avaliação por Pares

Os artigos submetidos à Liinc são avaliados preferencialmente na modalidade “duplo-cego” – que prevê o anonimato mútuo entre autores e avaliadores – por ao menos dois pareceristas com título de Doutor.

Em caso de submissão de manuscritos previamente depositados como preprints pelos autores, em concordância com a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento da Liinc em Revista, a avaliação seguirá pela modalidade "simples-cego", ou seja, sem garantia de anonimato dos autores do manuscrito junto aos revisores.

Em caso de discrepância entre os pareceres desses avaliadores, o artigo poderá ser submetido à avaliação por um terceiro parecerista.

Com base nas recomendações dos avaliadores, a revista emitirá um dos seguintes pareceres:

  • recomendado para publicação;
  • recomendado para publicação com modificações;
  • não recomendado para publicação.

Quando houver indicação de modificações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e/ou de formatação, o Comitê Editorial se dará o direito de realizá-las, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, caberá ao autor reformular o texto conforme indicações do Comitê Editorial.

Voltar ao topo ↑

Periodicidade

A Liinc é um periódico científico semestral com foco em dossiês temáticos. A revista atua na modalidade de publicação contínua — os artigos são disponibilizados à medida em que são aprovados, editados e diagramados.

Voltar ao topo ↑

Política de Acesso Livre e Autoarquivamento

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0

A Liinc em Revista não cobra quaisquer taxas para a submissão, para o processamento ou para a publicação de artigos.

A Liinc em Revista permite o depósito das versões pré-print (preprint) e pós-print (postprint) dos artigos em páginas pessoais ou repositórios digitais de acesso aberto, conforme sinaliza a adoção da categoria (selo) de permissão verde no Diretório de Políticas Editoriais de Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM).

Recomenda-se o depósito de versões pré-print em repositórios dedicados abertos/não-comerciais, tais como arXiv, e-LIS, EmeRI, LIS Scholarship Archive, SciELO Preprints, e SocArXiv. No ato da submissão de um manuscrito previamente depositado como pré-print, os autores devem informar à Liinc em Revista, por meio do campo "Comentários aos Editores", a data de depósito, URL e DOI (quando disponível) do manuscrito, gerados mediante depósito. Manuscritos dessa natureza serão avaliados no modelo simples-cego, conforme Política de Avaliação por Pares da Liinc em Revista.

Voltar ao topo ↑

Ética e Integridade na Prática Científica

O conteúdo dos artigos publicados pela Liinc em Revista é de inteira responsabilidade de seus autores.

Os autores asseguram que o trabalho submetido não contêm questões que possam ser interpretadas como difamatórias ou violadoras dos direitos autorais de terceiros.

Os autores asseguram que estão sendo respeitadas a privacidade, dignidade e integridade de pessoas envolvidas na pesquisa, assim como estão sendo seguidos os preceitos éticos para pesquisa com animais. Nos casos devidos, deverá constar no artigo o parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição à qual se vincula(m) o(s) autor(es).

No que diz respeito às questões de autoria e de integridade em pesquisa científica, a Liinc tem como parâmetro as diretrizes sobre o tema da Ética e Integridade na Prática Científica definidas pela Comissão designada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Portaria PO-085, de 5 de maio de 2011, assim como as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE).

Voltar ao topo ↑

Compartilhamento de Dados e Código

A Liinc em Revista recomenda a publicação dos dados ou códigos de computador que amparam os estudos relatados nos manuscritos submetidos para avaliação e publicação. Recomenda-se a publicação desses elementos em concordância com os FAIR Principles, além de depósito em repositórios dedicados de dados de pesquisa ou código aberto, institucionais ou genéricos, a exemplo de Zenodo, GitHub, e Bitbucket. Mais informações e outros repositórios estão disponíveis no Registry of Research Data Repositories (re3data).

A indicação da localização dos dados no manuscrito deve ser feita em seção específica denominada "Disponibilidade de dados", da seguinte forma:

“Todo o conjunto de [dados / software] que ampara os resultados deste estudo foi disponibilizado no [nome do repositório] e pode ser acessado em [URL / DOI].”

Voltar ao topo ↑

 

Estatísticas de Acesso

 

Voltar ao topo ↑

Voltar ao topo ↑