Submissão

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Diretrizes para Autores

Diretrizes gerais de submissão

A autoria principal de artigos originais e resenhas submetidos à Revista deve ser de doutores. Excepcionalmente, submissões de mestres como primeiros autores serão avaliadas, preferencialmente em coautoria com doutor(es). Para as demais modalidades de textos submetidos (entrevistas, relatos, opiniões) aceitam-se outras titulações.

Não são aceitos manuscritos que estejam em avaliação para publicação em outro periódico.

Não serão aceitas submissões que não estejam de acordo com as diretrizes para autores.

Voltar ao topo ↑

Idiomas para submissão

A Liinc aceita submissões de textos em português, inglês ou espanhol.

Voltar ao topo ↑

Políticas de seção

Editorial

Texto dos Editores da Revista, destacando a relevância do número ou dossiê temático na linha editorial da Revista.

Apresentação

Elaborada pelos Organizadores de dossiês, oferecendo um panorama dos temas tratados nos artigos, entrevistas e outros materiais incluídos no número.

Artigos originais

Trazem resultados originais de pesquisas teóricas e/ou empíricas, abordando os temas relacionados ao escopo temático da Revista. São também orientados aos temas apresentados para cada dossiê. Textos submetidos a esta seção são limitados a 50.000 caracteres com espaços.

Relatos de experiência

Relatos de experiências práticas de instituições, organizações, grupo e outros tipos de coletivos de caráter inovador no escopo temático do dossiê. Textos submetidos a esta seção são limitados a 50.000 caracteres com espaços.

Artigos de opinião

Elaborados preferencialmente mediante convite ou recomendação Editorial. Textos submetidos a esta seção são limitados a 50.000 caracteres com espaços.

Entrevistas

Elaboradas mediante convite ou recomendação Editorial. Textos submetidos a esta seção são limitados a 15.000 caracteres com espaços.

Resenhas

Trazem recensões de livros e obras similares relacionadas aos temas do dossiê ou outros temas no escopo temático da Revista, situando a contribuição e trazendo análise aprofundada sobre a obra abordada. Textos submetidos a esta seção são limitados a no máximo 15.000 caracteres com espaços.

Agradecimentos

Elaborado pela Editoria da Revista abordando agradecimentos aos pareceristas que colaboraram no número.

Voltar ao topo ↑

Estrutura e formatação dos artigos

Página de rosto

Para todas as categorias de manuscritos, preencher página de rosto com as informações abaixo. Durante a submissão, a folha de rosto deve ser remetida como documento suplementar. As informações da folha de rosto devem ser replicadas como metadados de cada autor no ato da submissão.

Título: apresentar o título do artigo nos idiomas português e inglês OU espanhol e inglês OU inglês e português, conforme o idioma do artigo.

Autores: indicar os nomes dos autores sem abreviações.

Afiliações: indicar as afiliações de todos os autores, com no máximo três níveis hierárquicos, sem abreviações, acompanhadas da cidade e do país da instituição. Exemplo:

Coordenação de Ensino e Pesquisa, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Utilize o idioma oficial do país da instituição para designação da afiliação. Não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional.

Titulações: indicar as titulações acadêmicas de todos os autores.

CV Lattes e ORCID: indicar, quando disponível, os links para os currículos dos autores na Plataforma Lattes, e, obrigatoriamente, o número de registro ORCID de cada um dos autores. O registro ORCID pode ser obtido gratuitamente em https://orcid.org/register.

Autor para correspondência: designar um autor para correspondência, indicando obrigatoriamente seu e-mail de contato e, quando disponível, um endereço institucional.

Utilize modelo de folha de rosto disponível em Português, Espanhol, ou Inglês.

Voltar ao topo ↑

Elementos pré-textuais

Título: apresentar o título do artigo nos idiomas português e inglês OU espanhol e inglês OU inglês e português, conforme o idioma do artigo.

Resumos: incluir resumos informativos, contendo de 100 até 250 palavras, nos idiomas português e inglês OU espanhol e inglês OU inglês e português, conforme o idioma do artigo. O resumo deve dar uma visão geral do conteúdo do artigo, destacando introdução, métodos, resultados e discussão, conclusões.

Palavras-chave: incluir de 3 a 5 palavras-chave imediatamente após cada resumo, nos respectivos idiomas. As palavras-chave devem ser representativas do conteúdo do artigo, não conter abreviaturas, e eventuais siglas devem ser colocadas entre parênteses após a palavra por extenso.

Voltar ao topo ↑

Corpo do texto

O texto do artigo deve evidenciar os seguintes elementos: problema, objetivos, métodos, revisão da literatura e trabalhos relacionados, resultados e conclusões.

Voltar ao topo ↑

Ilustrações

Figuras, gráficos, quadros, tabelas e demais ilustrações devem, sempre que possível, ser apresentadas em formato editável, ou seja, no mesmo formato dos programas de edição com os quais foram criadas. Nos casos de fotografias ou imagens digitalizadas, apresentar com resolução mínima de 300dpi. Indicar, obrigatoriamente, a fonte dos dados e das ilustrações na parte inferior.

Voltar ao topo ↑

Palavras e termos estrangeiros

Devem ser grafados em itálico, exceto no caso de nomes próprios.

Voltar ao topo ↑

Notas

Quando houver, apresentar no rodapé da página correspondente com numeração em algarismos arábicos.

Voltar ao topo ↑

Agradecimentos

Quando houver, apresentar em seção posterior às Conclusões. Devem ser sucintos, contemplando agradecimentos pessoais ou institucionais.

Voltar ao topo ↑

Financiamento

Seção para a indicação ou agradecimento das fontes de financiamento do estudo. Indicar, logo após seção de Agradecimentos, com o nome completo, por extenso, da instituição de fomento e, quando disponível, o número de processo referente ao recurso.

Voltar ao topo ↑

Compartilhamento de dados e código

A Liinc em Revista recomenda a publicação dos dados ou códigos de computador que amparam os estudos relatados nos manuscritos submetidos para avaliação e publicação. Recomenda-se a publicação desses elementos em concordância com os FAIR Principles, além de depósito em repositórios dedicados de dados ou códigos abertos de pesquisa institucionais ou genéricos, a exemplo de Zenodo, GitHub, e Bitbucket. Mais informações e outros repositórios estão disponíveis no Registry of Research Data Repositories (re3data).

A indicação da localização dos dados no manuscrito deve ser feita em seção específica denominada "Disponibilidade de dados", logo após a seção de Financiamento, da seguinte forma:

“Todo o conjunto de [dados / software] que ampara os resultados deste estudo foi disponibilizado no [nome do repositório] e pode ser acessado em [URL / DOI].”

Voltar ao topo ↑

Citações e referências

Incluir citações e lista das referências citadas no texto do manuscrito de acordo com as orientações da norma ISO 690:2010, sistema autor-data. A Liinc recomenda o uso de aplicativos gerenciadores de referências, combinado aos estilos citação baseados na ISO 690:2010, em Português, Espanhol, ou Inglês. Exemplos de formas de citação/chamada e respectivas referências, para tipos de documentos mais recorrentes, podem ser visualizados abaixo. Para mais exemplos ou orientações, consulte o manual elaborado pela Biblioteca do Instituto Universitário de Lisboa.

Livros e capítulos de livros

Citação no texto: (Bernal 1939; Santos 2004; Bourdieu 1983; Guédon 2010)

Na lista de referências:

BERNAL, John Desmond, 1939. Social function of Science [em linha]. London, England: Lowe and Brydone. [Acesso em 4 maio 2019]. Disponível em: https://archive.org/details/in.ernet.dli.2015.49995

BOURDIEU, Pierre, 1983. O campo científico. Em: Bourdieu: sociologia. São Paulo, SP: Ática. p. 122–155.

GUÉDON, Jean-Claude, 2010. Acesso aberto e divisão entre ciência predominante e ciência periférica. Em: Acessibilidade e visibilidade de revistas científicas eletrônicas. São Paulo, SP: Cengage Learning; Senac. p. 21–78.

SANTOS, Mílton, 2004. Por otra globalización: del pensamiento único a la conciencia universal. Bogotá, Colômbia: Convenio Andrés Bello.

Trabalhos apresentados em eventos

(González de Gómez 2013; Hess 2008)

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida, 2013. Sobre normas e algoritmos: os critérios de validade da ciência e da informação. Em: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação [em linha]. Florianópolis, SC: Ancib; UFSC. 2013. [Acesso em 1 novembro 2015]. 16. Disponível em: http://repositorio.ibict.br/handle/123456789/463

HESS, Charlotte, 2008. Mapping the new commons. Em: Proceedings of the Biennial Conference of the International Association for the Study of the Commons [em linha]. Cheltenham, UK: SSRN. 2008. p. 14–18. [Acesso em 26 junho 2017]. 12. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_name=1356835

Artigo em periódico científico

(Alperin, Fischman, Willinsky 2008; Moura 2009; Pombo 2006; Silveira, Savazoni 2018; Vessuri, Guédon, Cetto 2014)

ALPERIN, Juan Pablo, FISCHMAN, Gustavo e WILLINSKY, John, 2008. Open access and scholarly publishing in Latin America: ten flavours and a few reflections. Liinc em Revista [em linha]. 2008. vol. 4, no. 2, p. 172–185. [Acesso em 8 março 2017]. DOI 10.18617/liinc.v4i2.269. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v4i2.269

MOURA, Maria Aparecida, 2009. Informação e conhecimento em redes virtuais de cooperação científica: necessidades, ferramentas e usos. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação [em linha]. 2009. vol. 10, no. 2. [Acesso em 8 junho 2020]. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/article/download/7591

POMBO, Olga, 2006. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista [em linha]. 10 outubro 2006. vol. 1, no. 2. [Acesso em 8 junho 2020]. DOI 10.18617/liinc.v1i1.186. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3082

SILVEIRA, Sergio Amadeu e SAVAZONI, Rodrigo Tarchiani, 2018. O conceito do comum: apontamentos introdutórios. Liinc em Revista [em linha]. 5 junho 2018. vol. 14, no. 1, p. 5–18. [Acesso em 23 abril 2020]. DOI 10.18617/liinc.v14i1.4150. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4150

VESSURI, Hebe, GUÉDON, Jean-Claude e CETTO, Ana María, 2014. Excellence or quality? Impact of the current competition regime on science and scientific publishing in Latin America and its implications for development. Current Sociology [em linha]. 4 setembro 2014. vol. 62, no. 5, p. 647–665. DOI 10.1177/0011392113512839. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0011392113512839

Teses e dissertações

(Weitzel 2006)

WEITZEL, Simone da Rocha, 2006. Os repositórios de e-prints como nova forma de organização da produção científica: o caso da área das Ciências da Comunicação no Brasil [em linha]. Tese (Doutorado em Comunicação). São Paulo, SP: Universidade de São Paulo. [Acesso em 6 março 2017]. DOI 10.11606/T.27.2006.tde-14052009-133509. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-14052009-133509/pt-br.php

Páginas da Internet

(Albornoz 2017; Eve 2020)

ALBORNOZ, Denisse Alejandra, 2017. Power and inequality in open science discourses. Medium [em linha]. 20 novembro 2017. [Acesso em 23 novembro 2017]. Disponível em: https://medium.com/@denalbz/power-and-inequality-in-open-science-discourses-9d425b0c2b63

EVE, Martin Paul, 2020. Some tips on writing a data management plan for the humanities. Twitter: @martin_eve [em linha]. 2 novembro 2020. [Acesso em 11 fevereiro 2020]. Disponível em: https://twitter.com/martin_eve/status/1227240006344835073

Voltar ao topo ↑

Anexos e apêndices

Quando necessários, devem ser incluídos como último elemento do artigo, com designação alfabética crescente, acompanhada de título conciso e representativo (p.ex., “Apêndice A – [Título]“). A Liinc em Revista recomenda o depósito de materiais suplementares em repositórios, com a posterior indicação da localização desses materiais no artigo, conforme orientações sobre Compartilhamento de dados e código.

Voltar ao topo ↑

Formatos e modelos de submissão

Todo manuscrito submetido deve estar adequado ao modelo de submissão da revista.

Utilize modelo de artigo disponível no formato de arquivo DOCX (Microsoft Word) ou ODT (LibreOffice ou Apache OpenOffice).

Voltar ao topo ↑

Revisão textual

A revisão ortográfica, gramatical e de estilo é de inteira responsabilidade dos autores. Após revisão por pares, quando houver indicação de modificações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e/ou de formatação, o Comitê Editorial dar-se-á o direito de realizá-las, respeitando o estilo dos autores. Nos demais casos, caberá aos autores reformular o texto conforme indicações do Comitê Editorial.

Voltar ao topo ↑

Ética e integridade na prática científica

O conteúdo dos artigos publicados pela Liinc em Revista é de inteira responsabilidade de seus autores.

Os autores asseguram que o trabalho submetido não contêm questões que possam ser interpretadas como difamatórias ou violadoras dos direitos autorais de terceiros.

Os autores asseguram que estão sendo respeitadas a privacidade, dignidade e integridade de pessoas envolvidas na pesquisa, assim como estão sendo seguidos os preceitos éticos para pesquisa com animais. Nos casos devidos, deverá constar no artigo o parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição à qual se vincula(m) o(s) autor(es).

No que diz respeito às questões de autoria e de integridade em pesquisa científica, a Liinc tem como parâmetro as diretrizes sobre o tema da Ética e Integridade na Prática Científica definidas pela Comissão designada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Portaria PO-085, de 5 de maio de 2011, assim como as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE).

Voltar ao topo ↑

Política de Privacidade

As informações fornecidas para cadastro nesta revista serão usadas exclusivamente para os serviços por ela prestados, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A revista coleta e armazena estatísticas de acesso ao site por meio da ferramenta Google Analytics, as quais são usadas exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados de forma desagregada para outras finalidades ou a terceiros.