Notícias

  • CHAMADA PRORROGADA: Multilateralismo e cooperação internacional para o enfrentamento dos dilemas éticos do capitalismo de dados: perspectivas e resultados.

    09/10/2025

    Prazo para submissões (PRORROGADO): 10 de novembro de 2025.

    Este número especial tem o Apoio da FAPERJ.

    Escopo
    Tendo em vista o imperativo de que os dilemas éticos do capitalismo de dados interferem, através de empresas privadas transnacionais, em sua atuação em meio digital, nas relações sociais, do local ao nacional, das práticas do cotidiano às decisões macropolíticas de um país, o presente dossiê se propõe convocar, identificar, reunir e disseminar  programas, projetos e ações de cooperação internacional, no âmbito científico, para o desvelamento dos efeitos do atual regime global de informação através da pesquisa e da práxis de combate à problemas causados pelo atual modelo de circulação de dados e metadados em meio digital. 

    O cenário de controle, de manipulação, de concentração de recursos e de poder sobre as ações pessoais e microgrupos em uma esfera local realizado por parte de grandes empresas transnacionais, convoca-nos o diálogo internacional, sob uma agenda de perspectiva crítica diante das assimetrias de uma desigualdade hoje redimensionada pelas máquinas de exploração do intelecto e conversão em mercadoria dos gestos cognitivos – posicionamentos morais, gostos, decisões políticas, manifestações de afeto. 

    Perguntas que movem o número especial
    Como os agentes críticos orientados para o combate a este atual modelo de exploração estão observando, criando e disseminando suas propostas igualmente transnacionais, através de suas redes de pesquisa e de práxis, no plano internacional? 

    Quais organismos internacionais, redes, universidades e instituições de pesquisa em cooperação, fundam e aplicam, mobilizam e agem para alterar o curso da crise ético-informacional que se impõe?

    Temas de interesse:
    - Programas e projetos bilaterais e multilaterais para os desafios informacionais do século XXI ;
    - Redes, observatórios e programas em cooperação internacional de estudo, análise e discussão dos efeitos do capitalismo de dados ;
    - Instituições e ações interinstitucionais de ordem empírica para o combate aos processos
    - Estudos comparados e internacionais sobre os impactos informacionais das ações das empresas privadas de redes digitais nos territórios nacionais ;
    - Resultados de pesquisa teórica e aplicada em cooperação internacional orientada para o enfrentamento dos dilemas do capitalismo de dados ;
    - Investigações sobre marcos legais nacionais e internacionais de regulação das ações informacionais em meio digital ;
    -  Propostas e ações de desenvolvimento de modelos éticos de enfrentamento aos dilemas informacionais atuais do plano local ao global e do plano global ao local.

    Cronograma:
    - Prazo para submissões: 03 de novembro de 2025.
    - Avaliações e decisão: outubro/novembro de 2025.
    - Publicação: dezembro de 2025

    EDITORES ad hoc

    Ania R. Hernández 

    Universidad de La Habana (Cuba)
    Gustavo Buquet 
    Universidad de la República (Uruguay)
    Gustavo Saldanha
    Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Brasil)
    Yohanka León Del Río
    Instituto de Filosofia La Habana (Cuba)

    Saiba mais sobre CHAMADA PRORROGADA: Multilateralismo e cooperação internacional para o enfrentamento dos dilemas éticos do capitalismo de dados: perspectivas e resultados.
  • Seção "Mais artigos" retorna em 2026

    07/10/2025

    A equipe editorial do LIINC Em Revista comunica a todos os autores e autoras que as submissões para a seção "Mais Artigos" está temporariamente desativada até o início de 2026.

    Esta medida tornou-se necessária devido ao grande volume de submissões recebidas nos últimos meses, que demonstra a crescente relevância e confiança da comunidade acadêmica em nosso periódico além da necessidade de realizar ajustes no fluxo editorial.

    As submissões para as demais seções da revista, como o Dossiê, Entrevistas e Resenhas, continuam abertas normalmente.

    Saiba mais sobre Seção "Mais artigos" retorna em 2026
  • LIINC - Submissão em fluxo contínuo

    12/05/2025
    A LIINC em Revista recebe artigos em fluxo contínuo com foco em agendas e temas emergentes nas formas e dinâmicas de produção, circulação e apropriação da informação e do conhecimento em sua relação com os processos de transformação social. Buscamos promover o diálogo interdisciplinar, fortalecendo as conexões e as interfaces da Ciência da Informação com outras áreas do conhecimento.
     
    Submeta seu manuscrito a qualquer momento na seção "Mais Artigos" ou em nossos dossiês temáticos lançados duas vezes ao ano.
     
    Equipe LIINC
    Saiba mais sobre LIINC - Submissão em fluxo contínuo
  • Chamada de artigos do dossiê "Segurança Cibernética - Integridade da Informação e Soberania Nacional: os casos do Brasil e da China"

    04/12/2024

    Este número especial tem o Apoio da FAPERJ.

    Chamada aberta entre 18/12/2024 e 24/02/2025

    Prazo para submissões prorrogado até 09/03/2025

    Coordenadores:

    Fábio Guedes Gomes

    Formado em Ciências Econômicas (UFPB, 1997). Mestrado em Economia Regional (UFPB,1999). Doutor em Administração (NPGA/UFBA, 2007), com área de concentração em Gestão Pública e Instituições. Professor de Economia da FEAC/UFAL (desde 2008). Leciona nos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PGEA/FEAC/UFAL) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/UFAL). Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Coordenador da Câmara Temática de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste - Consórcio de Governadores. Secretário Executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro (ICTP.Br).

    José Medeiros

    Professor titular e Diretor do Centro de Estudos de Brasil da Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang (Hangzhou, China); Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

    Marco Schneider

    Doutor em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Pesquisador titular do Ibict. Professor associado da UFF. Bolsista CNPq e FAPERJ. Professor do PPGCI/IBICT-UFRJ e em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Pesquisador do PACC (UFRJ). Presidente do International Center for Information Ethics (ICIE). Coordenador do grupo de pesquisa Perfil-i.

    Chen Lan
     
    Doutora em Relações Internacionais (Universidade de Estudos Internacionais de Xangai). Professora Associada da Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang e Vice-diretora do Instituto de Estudos Latino-Americanos na mesma Universidade. Suas linhas de pesquisa são: pensamentos políticos e culturais dos países latino-americanos, governança global e relações históricas e contemporâneas entre China e América Latina.
     

     

    A integridade da informação é uma expressão que tem sido empregada por entes estatais e interestatais, como a ONU, em contraponto à noção de desinformação. Pesquisadores, gestores públicos e diversos atores da sociedade civil organizada, que têm se dedicado nos últimos anos a diagnosticar, projetar e executar ações de combate à desinformação, têm recentemente promovido a integridade da informação como uma dessas frentes de ação.

    Saiba mais sobre Chamada de artigos do dossiê "Segurança Cibernética - Integridade da Informação e Soberania Nacional: os casos do Brasil e da China"