Avisos

  • CONVOCATORIA ABIERTA: Transición socio ecológica y justicia climática: encrucijadas de la COP30 en la Amazonía

    22/01/2026

    Fecha límite para envío: 31 de marzo de 2026

    La revista Liinc invita a autoras y autores a enviar artículos para el dossier temático Transición socio ecológica y justicia climática: encrucijadas de la COP30 en la Amazonía, cuya publicación está prevista para mayo de 2026.

    El dossier será organizado por Liz Rejane Issberner, Philippe Léna y Felipe Milanez y tiene como objetivo reflexionar críticamente sobre los resultados de la COP30, celebrada en Belém en noviembre de 2025, y sus implicaciones para los debates contemporáneos sobre justicia climática, sostenibilidad y alternativas al paradigma del desarrollo. 

    Posibles temas a abordar / Temas específicos
    El dossier recoge contribuciones teóricas, empíricas e interdisciplinarias que abordan los retos de la transición socio ecológica y la justicia climática desde múltiples perspectivas. 

    También se aceptarán entrevistas, relatos de experiencias, producciones artísticas, poéticas, visuales y otras formas de expresión que contribuyan a ampliar el debate y la sensibilización sobre los impactos y las posibles vías de actuación ante la crisis climática, especialmente en el contexto amazónico. Son especialmente bienvenidas las análisis críticos, comparativos o situados en experiencias locales, regionales y globales, que problematicen las encrucijadas políticas, epistémicas y civilizatorias de la COP30 en la Amazonía.

    Las propuestas pueden abordar, entre otros, los siguientes ejes temáticos:
    1. Transición socioecológica y energética justa
    2. Gobernanza climática, multilateralismo y financiamiento
    3. Resistencias y reexistencias frente a la crisis climática
    4. Justicia climática, derechos de los pueblos y epistemologías del Sur
    5. Amazonía, geopolítica y soberanía
    6. Políticas públicas, regímenes corporativos y falsas soluciones
    7. Alternativas al paradigma del desarrollo
    8. La COP30 como encrucijada histórica
    9. Educación, comunicación y cultura climática
    10. Información, datos y poder en la crisis climática

    Leer más acerca de CONVOCATORIA ABIERTA: Transición socio ecológica y justicia climática: encrucijadas de la COP30 en la Amazonía
  • Seção "Mais artigos" retorna em 2026

    07/10/2025

    A equipe editorial do LIINC Em Revista comunica a todos os autores e autoras que as submissões para a seção "Mais Artigos" está temporariamente desativada até o início de 2026.

    Esta medida tornou-se necessária devido ao grande volume de submissões recebidas nos últimos meses, que demonstra a crescente relevância e confiança da comunidade acadêmica em nosso periódico além da necessidade de realizar ajustes no fluxo editorial.

    As submissões para as demais seções da revista, como o Dossiê, Entrevistas e Resenhas, continuam abertas normalmente.

    Leer más acerca de Seção "Mais artigos" retorna em 2026
  • LIINC - Submissão em fluxo contínuo

    12/05/2025
    A LIINC em Revista recebe artigos em fluxo contínuo com foco em agendas e temas emergentes nas formas e dinâmicas de produção, circulação e apropriação da informação e do conhecimento em sua relação com os processos de transformação social. Buscamos promover o diálogo interdisciplinar, fortalecendo as conexões e as interfaces da Ciência da Informação com outras áreas do conhecimento.
     
    Submeta seu manuscrito a qualquer momento na seção "Mais Artigos" ou em nossos dossiês temáticos lançados duas vezes ao ano.
     
    Equipe LIINC
    Leer más acerca de LIINC - Submissão em fluxo contínuo
  • Convocatoria de artículos para el dossier “Ciberseguridad - Integridad de la información y soberanía nacional: los casos de Brasil y China”

    04/12/2024

    Este número especial cuenta con el apoyo de la FAPERJ.

    Plazo de envío ampliado hasta el 09/03/2025

    Coordenadores:

    Fábio Guedes Gomes

    Formado em Ciências Econômicas (UFPB, 1997). Mestrado em Economia Regional (UFPB,1999). Doutor em Administração (NPGA/UFBA, 2007), com área de concentração em Gestão Pública e Instituições. Professor de Economia da FEAC/UFAL (desde 2008). Leciona nos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PGEA/FEAC/UFAL) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/UFAL). Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Coordenador da Câmara Temática de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste - Consórcio de Governadores. Secretário Executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro (ICTP.Br).

    José Medeiros

    Professor titular e Diretor do Centro de Estudos de Brasil da Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang (Hangzhou, China); Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

    Marco Schneider

    Doutor em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Pesquisador titular do Ibict. Professor associado da UFF. Bolsista CNPq e FAPERJ. Professor do PPGCI/IBICT-UFRJ e em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Pesquisador do PACC (UFRJ). Presidente do International Center for Information Ethics (ICIE). Coordenador do grupo de pesquisa Perfil-i.

    Chen Lan
     
    Doutora em Relações Internacionais (Universidade de Estudos Internacionais de Xangai). Professora Associada da Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang e Vice-diretora do Instituto de Estudos Latino-Americanos na mesma Universidade. Suas linhas de pesquisa são: pensamentos políticos e culturais dos países latino-americanos, governança global e relações históricas e contemporâneas entre China e América Latina.

    La integridad de la información es un término que ha sido utilizado por entidades nacionales e internacionales, como la ONU, en contraste con la noción de desinformación. Tanto investigadores como gestores públicos, y diversos actores de la sociedad civil organizada, que se han dedicado en los últimos años a diagnosticar, diseñar y ejecutar mecanismos para combatir la desinformación, han impulsado recientemente la integridad de la información como uno de estos frentes de acción.

    Leer más acerca de Convocatoria de artículos para el dossier “Ciberseguridad - Integridad de la información y soberanía nacional: los casos de Brasil y China”