Mutações cognitivas implicadas no atual cenário de sociotécnico de digitalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12n1e-7730

Palavras-chave:

Era digital, Mídias digitais, Formação humana

Resumo

O tema central deste artigo consiste em um conjunto de transformações cognitivas implicadas no cenário sociotécnico de digitalização. O objetivo foi tensionar quatro visões distintas a respeito do ser humano imerso nas redes digitais, respectivamente as abordagens de Pierre Lévy, Domenico De Masi, Marc Presnky e Byung-Chul Han. Do ponto de vista metodológico, adotou-se o enfoque de uma pesquisa teórico-bibliográfica a partir de uma análise comparativa entre as referidas abordagens. A conclusão atingida foi o reconhecimento de que cada abordagem pode trazer determinadas noções corretas do ponto de vista do entendimento. Contudo, ressalta-se que, com base em outros aspectos, foram identificados processos de idealização em cada uma das abordagens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonardo Dias Avanço, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - campus de Presidente Prudente. Mestre em Educação pelo mesmo Programa e Instituição. Especialista em Psicologia e Educação pelo Centro Universitário Toledo (UNITOLEDO). Licenciado em Educação Física pela mesma instituição. Licenciado em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Cursou especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou como docente do ensino superior no Centro Universitário de Presidente Prudente (UNIESP), no Centro Universitário Toledo (UNITOLEDO), no Centro Universitário de Ourinhos (UNIFIO) e como professor substituto no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE - UNESP - Campus São José do Rio Preto), na Universidade Federal de Brasília (UnB) e no Centro de Educação da UFSM. Atualmente, exerce o cargo de professor de educação física no ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Paraíso do Sul e o cargo de professor de educação física no ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Agudo. É membro associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), GTT 04 - Epistemologia e realiza pesquisas com os seguintes temas: ludicidade humana, teorias e práticas de ensino, epistemologia da educação física, fundamentos filosóficos da educação física e suas implicações curriculares, pesquisa e prática pedagógica, docência, fundamentos e ciências da educação, educação integral do ser humano, entre outros. ORCID: 0000-0002-3468-3888

  • Adriana Soares Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

    Membro do Banco de Avaliadores do SINAES/INEP - Ministério da Educação (2006) e Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria (2010). Possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e graduação em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Multiagentes, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes educacionais, desenvolvimento de sistemas, ensino a distância e sistemas especialistas.

Referências

DE MASI, D. O mundo ainda é jovem: conversas sobre o futuro próximo. São Paulo, SP: Vestígio, 2019.

DE MASI, D. O ócio criativo. 5. ed. Rio de Janeiro, RJ: Sextante, 2000.

HAN, B-C. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

HAN, B-C. Sociedade do cansaço. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

LÉVY, P. Cibercultura. 3 ed. São Paulo, SP: Editora 34, 2010.

PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo, SP: SENAC, 2012.

Downloads

Publicado

04/12/2025