Constituição identitária de mediadores da informação e o acionamento de memórias para uma representatividade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12n1e-7753

Palavras-chave:

mediação da informação , identidade, memória

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de evidenciar como a constituição identitária e memorialística de mediadores da informação se inter-relacionam e influenciam suas atuações associadas à representatividade social. Quanto à metodologia, se configura como uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, com uso do método de estudo de casos, com amostra constituída por bibliotecários(as) e arquivistas que integram grupos de pesquisa que versam sobre mediação da informação. Os resultados indicaram uma postura consciente por parte dos(as) agentes mediadores(as) participantes da pesquisa, ao realizarem ações fundamentadas no repertório teórico da mediação da informação. Portanto, esses agentes demonstraram uma atuação orgânica em seu fazer e uma busca pela representatividade existente nos ambientes informacionais, já que esses sujeitos são pertencentes a grupos sociais, com práticas e elementos culturais, por vezes comuns, compartilhando de desejos compatíveis de fortalecimento de seu coletivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

    Docente Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFBA. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. 

  • Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia

    Professora Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia nos Cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Ensino-aprendizagem. Graduada em Biblioteconomia e em Arquivologia.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015. p. 9-32.

CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2016.

DUBAR, Claude. Identidade, identificações e formas de identidade. In: DUBAR, Claude. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. Porto: Edições Afrontamento, 1997.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2278. Acesso em: 17 dez. 2024.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1941. Acesso em: 05 dez. 2024.

SANTOS, Raquel do Rosário; SOUSA, Ana Claudia Medeiros de; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação. Inf. Inf., Londrina, v. 26, n. 1, p. 343 – 362, jan./mar. 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40808. Acesso em: 05 dez. 2024.

Downloads

Publicado

04/12/2025