Grupo de estudo-reflexão e a teoria habermasiana
perspectivas teórico-epistemológicas
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12ne-7816Palavras-chave:
Grupo de estudo-reflexão. Habermas. Países lusófonos.Resumo
Aprofunda-se neste estudo as categorias teórico-epistemológicas do grupo de estudo-reflexão, que se configuram em uma aposta de espaços voltados para promoção de processos formativos na área da educação, baseados na teoria crítica de Habermas. Nessa linha, buscamos pensá-lo em uma perspectiva de proficuidade em contextos sociais diversos, trazendo, para isto, o empreendimento da primeira função mediadora da relação teoria e prática em contexto internacional. Como público-alvo, abrange diferentes profissionais da educação e estudantes da área, em nível de graduação e pós-graduação, em contexto nacional e internacional. Busca-se em Habermas a sustentação desses processos para que estes ocorram de modo a gerar consensos democráticos e deliberações éticas a partir do discurso fundamentado, inclusivo e verdadeiro dos participantes. Deste modo, apostou-se na realização de um ensaio teórico, a fim da formulação de ideias conceituais acerca da ferramenta. Acredita-se que a replicação dos grupos de estudo-reflexão pode resgatar uma razão coletiva que se volte para o agir comunicativo. Movimento necessário visto as demandas emergentes da pós-modernidade que ecoam uma racionalidade praxista e baseada em meio às informações instantâneas do cotidiano, sem necessária reflexão.
Palavras-chave: Grupo de estudo-reflexão. Habermas. Países lusófonos.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. O ensaio como forma. In: G. Cohn (Org.), Sociologia: Adorno (p.167-187). São Paulo: Editora Ática. 1986.
ALMEIDA, M. L. de. Diálogos sobre pesquisa-ação: concepções e perspectivas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
ALMEIDA, M. L. de. et al. Formação continuada na perspectiva inclusiva pela via da pesquisa e extensão: as funções mediadoras da relação teoria e prática na constituição de grupos de estudo-reflexão. Revista Logeion: filosofia da informação, 2023.
ALMEIDA et al. Produção de dados pela via dos espaços discursivos: a ética do discurso de Habermas como possibilidade para construção de conhecimentos democráticos. Revista Logeion: filosofia da informação, 2024.
ANGOLA. Lei complementar nº 30, de 12 de agosto. Altera a Lei nº 17/16, de 7 de outubro de 2020. Lei de Bases do Sistema de educação e Ensino. Diário da República de Angola: I série, Luanda, n. 123, p. 4423-4431, 12 ago. 2020.
ANGOLA. Decreto Presidencial n.º 273/20, de 21 de Outubro - Regime Jurídico da Formação Inicial de Educadores de Infância, de Professores do Ensino Primário e de Professores do Ensino Secundário. Diário da República I Série, N.º 168. Luanda, Angola: Imprensa Nacional, 2020.
CARR, W.; KEMMIS, S. Teoría crítica de la enseñanza: investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Líber Livro Editora, 2002.
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora. 2007.
BENEDITO, Vicente. Prólogo. In: CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Teoría crítica de la Enseñanza: la investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988. p. 11-15.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei nº 12.056, de 13 de outubro de 2009. Acrescenta parágrafos ao art. 62 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2009.
BRITO, L. G. B. Formação continuada de gestores de educação especial pela via do grupo de estudo-reflexão. Dissertação do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação do Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2021.
CARR, W. Critical Action Research Today. Revista Estreiadialogos, n. 1, p. 14-26, jul. 2019.
DEVICHE, C. P. V.; TAUCHEN, G.; TREVISAN, A. L. A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa. Revista Brasileira de Educação, v. 23, e230055, p. 1-15, 2018.
HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.
FERNANDES, L. F; PREDERIGO, A. L; ALMEIDA, M. L. de. A teoria habermasiana em um movimento formativo realizado durante a pandemia de covid-19. Revista Logeion: filosofia da informação, 2022.
FERNANDES, L. F. Os modos como as ações são empreendidas na pesquisa-ação: um estudo comparado entre Brasil e Portugal. Dissertação do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Acadêmico em Educação do Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2024.
HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
HABERMAS, J. Verdade e Justificação: ensaios filosóficos. São Paulo: Loyola, 2004.
HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
LIMA JUNIOR, E. B.; OLIVEIRA, G. S. de; SANTOS, A. C. O. dos; SCHNEKENBERG, G. F. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 44, 2021.
MOÇAMBIQUE. Lei n.º 18/2018, de 28 de dezembro. Estabelece o regime jurídico do Sistema Nacional de Educação. Boletim da República, I Série, n.º 3748, p. 20-325, 28 de dezembro de 2018.
PORTUGAL. Lei de Bases do Sistema Educativo. Lei n. 46/86. Diário da República n. 237/1986, Série I, 1986.
PORTUGAL. Decreto-Lei n. 43/2007, de 22 de fevereiro. Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. 2007.
PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro. Estabelece o regime jurídico da formação contínua de professores e define o respetivo sistema de coordenação, administração e apoio. 2014.
PREDERIGO, A. L. Pesquisa-ação, formação e inclusão escolar: diálogos com autores-pesquisadores da região sudeste do Brasil. Dissertação do Programa de Pós-Graduação de Mestrado acadêmico em Educação do Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA. N. V. da. A compreensão da realidade na pesquisa-ação: estudo comparado entre Brasil, Moçambique e Portugal. Tese do Programa de Pós-Graduação de Doutorado acadêmico em Educação do Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, 2025.
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
