Espaço formativo como centralidade para o diálogo democrático
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12ne-7817Palavras-chave:
Pesquisa-ação Colaborativo-crítica. Espaço Formativo. Discurso.Resumo
Mediante os desafios contemporâneos que atravessam o discurso na construção de consensos democráticos, o estudo tem como objetivo compreender como os Espaços Formativos podem colaborar com a sistematização de processo formativo em parceria com estudantes e professores de duas Instituições de Ensino Superior localizadas no Brasil e em Moçambique. Metodologicamente, desenvolveu-se a partir de estudo de natureza qualitativa e assume como perspectiva metodológica a pesquisa-ação colaborativo-crítica, considerando seu potencial para a transformação social/educacional. Por ora, o estudo envolve ao todo 20 integrantes, considerando estudantes e professores do Brasil e de Moçambique. Em termos de referencial teórico, fundamenta-se na racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas, tendo em vista o processo de pesquisa e análise dos dados a partir das Funções Mediadoras da relação Teoria e Prática. O estudo se organiza em três momentos: a compreensão da realidade a partir dos contextos, as demandas e as necessidades dos integrantes; a organização do processo de aprendizagem através dos planejamentos e avaliação dos encontros; e a condução da luta política com a colaboração dos processos formativos em Moçambique. Como resultados, evidencia-se que mediante o processo inicial, o espaço formativo tem se constituído como uma possibilidade de reunir os sujeitos participantes em estudos e momentos de reflexões, para compartilharem suas experiências e pensar os desafios e as possibilidades da educação a partir do que emerge, visando articulação e manutenção de processos colaborativos entre países lusófonos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nazareth Vidal da Silva, Bárbara Rebecca Baumgartem França, Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto , Mariangela Lima de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
