Os desafios à democracia no contexto tecnológico atual e as contribuições de Jürgen Habermas
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12ne-7821Palavras-chave:
Esfera pública. Novas tecnologias. DemocraciaResumo
Este artigo vem contrapor as ideias de Habermas ao desenvolvimento tecnológico atual, em que os computadores já atingiram um nível de inteligência praticamente igual a do ser humano. Com os algoritmos cada vez mais avançados, será que a racionalidade discursiva está ameaçada? Com as mídias digitais, a esfera pública passa a ser impactada pela rapidez na propagação das informações, o que fragmenta a percepção, prejudicando a racionalidade. Decisões racionais demandam um tempo para a sua formação, o que parece não mais ocorrer na atual dinâmica da sociedade, cada vez mais transformada com o impacto das redes sociais.. Assim, questiona-se: quais ações podem ser tomadas para que que os espaços de discussão públicos mantenham a igualdade dos falantes, considerando o atual contexto do grande desenvolvimento tecnológico? Com a nova estrutura midiática totalmente transformada pelas inovações das redes sociais e a imensa quantidade de dados disponíveis, muitos discursos podem ser testados e ajustados conforme a reação dos ouvintes, o que passa a ser uma grande ameaça à democracia. Assim, o objetivo é analisar essas questões por meio dos conceitos habermasinos, a fim de propor alternativas a todo esse cenário.
Palavras-chave: Esfera pública. Novas tecnologias. Democracia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
