Acessibilidade comunicacional no ensino superior
desafios de estudantes com deficiência auditiva na UFPB
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12n1e-7844Palavras-chave:
Acessibilidade comunicacional; Deficiência auditiva; Inclusão.Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar os desafios enfrentados por estudantes universitários com deficiência auditiva nos processos comunicacionais relacionados ao ensino. Adota a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo estudantes com deficiência auditiva situados no Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Constata que os desafios enfrentados abrangem a falta de sensibilização e formação por parte dos professores e colegas, a necessidade de melhorias na acessibilidade física e tecnológica da instituição, a importância da disponibilização de intérpretes de Libras e recursos de acessibilidade, e a necessidade de envolvimento dos/as estudantes com deficiência auditiva na advocacia por suas próprias necessidades. Conclui que mudanças significativas no ambiente acadêmico são necessárias para a garantia de uma educação inclusiva e equitativa, independentemente das capacidades auditivas dos/as estudantes.
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