Acessibilidade comunicacional no ensino superior

desafios de estudantes com deficiência auditiva na UFPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2025v12n1e-7844

Palavras-chave:

Acessibilidade comunicacional; Deficiência auditiva; Inclusão.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar os desafios enfrentados por estudantes universitários com deficiência auditiva nos processos comunicacionais relacionados ao ensino. Adota a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo estudantes com deficiência auditiva situados no Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Constata que os desafios enfrentados abrangem a falta de sensibilização e formação por parte dos professores e colegas, a necessidade de melhorias na acessibilidade física e tecnológica da instituição, a importância da disponibilização de intérpretes de Libras e recursos de acessibilidade, e a necessidade de envolvimento dos/as estudantes com deficiência auditiva na advocacia por suas próprias necessidades. Conclui que mudanças significativas no ambiente acadêmico são necessárias para a garantia de uma educação inclusiva e equitativa, independentemente das capacidades auditivas dos/as estudantes.

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Biografia do Autor

  • Andreza Apolonio, UFPB

    Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba; Grauada em Relações Públicas- UFPB, atualmente produzindo pesquisa no campo da Acessibilidade Comunicacional.

  • Fellipe Sá Brasileiro, UFPB

    Pós-Doutorado em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Comunicação Social - Relações Públicas - pela UFPB. Professor Adjunto do Departamento de Comunicação da UFPB. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB. Professor Visitante no DigiMedia do Departamento de Comunicação e Arte da UA (2019-2020) pelo Programa de Professor Visitante no Exterior (PVEx/CAPES). Vice-Coordenador e Coordenador do Curso de Relações Públicas da UFPB (2018-2020 e 2021). Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB (2023-2025). Editor da Revista Culturas Midiáticas (2019-2020). Co-lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia, Comunicação e Informação (GEPSCI/UFPB/CNPq). Colabora com o Grupo eHealth and Wellbeing do DigiMedia (UA).

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Publicado

15/12/2025