Ética corporativa: o uso de mapas mentais para o exercício da responsabilidade corporativa
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2018v5n1.p156-176Resumo
O mapeamento de conduta de profissionais tem sido uma tendência cada vez mais crescente entre as empresas, no intuito de evitar possíveis desvios. A fim de mitigar as não conformidades e verificar a eficácia no mapeamento das ações do comportamento direcionado as empresas têm desenvolvido ferramentas de processos para prevenir, reconhecer e corrigir estes desvios. Todo esse processo pode não estar sendo assimilado pelos profissionais em sua totalidade, pois a cada nova não conformidade referente à conduta ética destes, as empresas procuram as possíveis causas e buscam novas metodologias para tentar corrigi-las. Os mapas cognitivos podem ser considerados ferramentas estratégicas nos estudos comportamentais. A proposta de utilização de mapa cognitivo durante treinamentos e conhecimento dos Códigos de Ética nas empresas podem levar os funcionários a um maior nível de entendimento, participação e colaboração aprimorando assim a eficácia dos mesmos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.