Um estudo de caso sobre metodologias ativas em projetos com alunos de ensino médio no contexto de videoaulas para surdos

Autores

  • Ricardo Pezzotti Schefer Instituto Federal de São Paulo
  • Ariadne Chloe Mary Furnival Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2020v6n2.p102-116

Palavras-chave:

Educação, Inclusão social, Tecnologia assistiva, Acessibilidade, Surdo

Resumo

Os alunos surdos de Ensino Médio apresentam grande dificuldade para acompanhar os conteúdos das aulas. Em grande parte, esse problema se deve pela falha na comunicação, tendo em vista que a maioria desses jovens utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar e têm dificuldade com o Português. Ainda que hajam leis que garantam recursos de acessibilidade, como a presença de interpretes em sala de aula, a realidade das escolas é bem diferente. De outro lado, as tecnologias avançam proporcionando melhores formas de comunicação. Porém o aluno de Ensino Médio, ainda que conheça tais tecnologias, não conhece-as o suficiente para fazer o uso adequado das mesmas. As metodologias ativas empregadas em caráter interdisciplinar e orientadas pelo professor podem garantir o uso adequado dessas tecnologias em prol de um melhor ensino-aprendizado. Este projeto apresenta um estudo de caso, com o objetivo de empregar metodologias ativas na construção de videoaulas para alunos surdos. Os resultados apresentaram um grande engajamento do aluno, em particular pelo caráter de acessibilidade da situação problema, e também pelas dinâmicas trabalhadas em grupos.

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Publicado

31/03/2020

Como citar

SCHEFER, R. P.; FURNIVAL, A. C. M. Um estudo de caso sobre metodologias ativas em projetos com alunos de ensino médio no contexto de videoaulas para surdos. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 2, p. 102–116, 2020. DOI: 10.21721/p2p.2020v6n2.p102-116. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5103. Acesso em: 27 abr. 2024.