Gestão de conteúdo de ódio no Facebook
um estudo sobre haters, trolls e naysayers
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2020v6n2.p38-56Palavras-chave:
Gestão de Conteúdo, Discurso de ódio, Haters, Trolls, NaysayersResumo
O artigo tem o objetivo de identificar e compreender os tipos de interagentes-odiadores, sejam haters, trolls ou naysayers, presentes nas fanpages de políticos brasileiros que defendem pautas conservadoras e observar a relação homofílica ou heterofílica entre os atores envolvidos na produção e disseminação do cyberhate. A metodologia consiste na Análise de Conteúdo de 3.550 comentários contendo discurso de ódio recuperados nas páginas oficiais no Facebook dos parlamentares Jair Bolsonaro, Marco Feliciano e Rogério Peninha. Todos os três deputados foram protagonistas de declarações de intolerância religiosa, racistas, sexistas e homofóbicas, tanto em suas redes sociais quanto na mídia tradicional. Os resultados revelaram uma preponderância de interagentes-haters e alta relação entre o conteúdo da postagem e os comentários de ódio. Observou-se também que a relação homofílica dos interagentes com os respectivos parlamentares prevaleceu sobre as interação heterofílicas e o contra-ódio. O estudo aponta para a necessidade de uma aprimoramento na gestão deste tipo de conteúdo, principalmente na representação e recuperação de termos e expressões odientas.
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