INTRODUÇÃO À OBSERVATÓRIOS DE INFORMAÇÃO
um estudo sobre possíveis conceituações, funções, objetivos e classificações
DOI:
https://doi.org/10.21728/p2p.2023v9nesp.p362-379Palavras-chave:
Observatórios de informação; fontes de informação; análise de dados; divulgação da informação; tomada de decisãoResumo
O presente artigo tem o intento de compreender os elementos conceituais comuns aos observatórios e propor um entendimento mais efetivo sobre suas missões, funções, objetivos e possíveis classificações. Para alcançar esse objetivo, foram analisados 35 estudos de diferentes setores e contextos sociais, econômicos e políticos, produzidos por cerca de 80 autores. Assim, pode-se apreender que os observatórios são infraestruturas que têm como objetivo produzir e disseminar informações e conhecimentos sobre temas específicos, a fim de subsidiar a tomada de decisão em diferentes áreas. Esses podem ser classificadas de diferentes formas, de acordo com seus objetivos, públicos-alvo, áreas de atuação, entre outros aspectos. Os resultados do estudo realizada indicam que os observatórios são importantes instrumentos para a produção e disseminação de informações e conhecimentos em diferentes áreas, como saúde, educação, meio ambiente, economia, entre outras. Além disso, foi possível identificar a existência de diferentes modelos de observatórios, que variam de acordo com seus objetivos e público-alvo. O estudo apresenta uma contribuição significativa para a consolidação da temática dos observatórios de informação e conhecimento no meio científico, ao agregar literatura inicial e ampla sobre o tema. Espera-se que essa análise possa subsidiar pesquisas futuras sobre o assunto e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias empresariais que utilizem os observatórios como instrumentos para a tomada de decisão. Além disso, o estudo aponta para a necessidade de maior integração e articulação entre os observatórios existentes, de forma a evitar duplicação de esforços e a potencializar o impacto de suas ações. Também é destacada a importância de investimentos em capacitação e formação de recursos humanos, bem como em tecnologias da informação e comunicação, para garantir a qualidade e a efetividade das atividades realizadas pelos observatórios.
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