CIENTISTAS DA INFORMAÇÃO NO TWITTER

presença, visibilidade e autoridade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2023v10n1.p371-385

Palavras-chave:

Cientista da informação, Twitter, Autoridade social, Visibilidade

Resumo

A presença e atuação de cientistas em redes sociais podem ampliar a visibilidade acadêmica, profissional e social. Dessa forma, a pesquisa objetiva identificar a presença, a visibilidade e o desempenho dos pesquisadores e profissionais brasileiros em Ciência da Informação no Twitter. Para tanto, o estudo é exploratório de abordagem quantitativo descritivo, com a coleta de dados por meio da ferramenta Followerwonk que permitiu, além de identificar perfis de profissionais e cientistas da informação, analisar o número de seguidores e a atividade de cada perfil, bem como a autoridade social, que mede o conteúdo influente de um usuário no Twitter. Foram identificados 250 perfis ativos e abertos, desses, apenas 6,8%  possuem mais de mil seguidores. Em relação a autoridade social, 95,4% dos perfis possuem entre média e baixa influência online, 6,4% dos perfis possuem autoridade social acima de 50 pontos, o que indica um número muito pequeno de influenciadores entre os pesquisadores e profissionais da área da Ciência da Informação. Portanto, infere-se que pesquisadores e profissionais da ciência da informação ainda não utilizam o Twitter de forma relevante, comprometendo a visibilidade desses profissionais e pesquisadores tanto entre o campo da Ciência da Informação quanto em outras áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Ronaldo Ferreira de Araujo, Universidade Federal de Alagoas

Professor do Curso de Biblioteconomia (UFAL). Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Visiting Researcher at Centre for Science and Technology Studies (CWTS), Leiden University, Netherlands.

Patricia Pedri, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL) e Bibliotecária.

Referências

ARAÚJO, R. F. Ciência 2.0 e a Presença online de pesquisadores: visibilidade e impacto. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 1, p. 32-40, set./dez. 2014. Disponível em: de abr. https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1608/1192. Acesso em: 18 abr. 2022.

ARAÚJO, R. F. Presença online de pesquisadores na web: indícios para as métricas em nível de autores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 17, 2016, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2016. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2016/enancib2016/paper/view/4123. Acesso em: 22 abr. 2022.

ARAÚJO, R. F. Presença e reputação online de pesquisadores em redes sociais acadêmicas:implicações para a comunicação científica. Pesq. Bras. em Ci. da Inf. e Bib., João Pessoa, v. 12, n. 2, p. 202-211, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/42795. Acesso em: 23 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n2.36842

BARATA, G.; ARAÚJO, R. F.; ALPERIN, J. P.; TRAVIESO-RODRíGUEZ, C. O uso de mídias sociais por acadêmicos brasileiros. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 6, 2018, Rio de Janeiro. Anais[...] Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 209-217. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/118609. Acesso em: 02 abr. 2022.

BAUMGARTEN, Maíra. Comunidades ou coletividades? O fazer científico na era da informação. Revista Política & Sociedade: revista de sociologia política, Florianópolis, v. 1 n. 4, p. 97-136, 2004. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cedcis/comunidade.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2011.

BRAUN, D. Brasil tem a quarta maior base de usuários do Twitter no mundo. Valor investe. Globo, São Paulo. abr, 2022. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil. Acesso em: 13 abr. 2022.

BRAUN, L. Social Media and Public Opinion. Màster Universitari en Interculturalitat i Polítiques Comunicatives en la Societat de la Informaciò. (Master's Thesis). Universitat de València, 2012.

BRAY, Peter. Social authority: our measure of twitter influence. Moz, 2013. Disponível em: https://moz.com/blog/social-authority Acesso em: 20 dez. 2022.

CÔTÉ, I. M., DARLING, E. S. Scientists on Twitter: Preaching to the choir or singing from the rooftops?. Facets, v. 3, n. 1, p. 682-694, 2018. Disponível em: https://www.facetsjournal.com/doi/10.1139/facets-2018-0002. Acesso em: 12 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1139/facets-2018-0002

GALLOTTI, M. M. C.; BORGES M. M. Uso do Twitter e Facebook na comunicação científica de doutorandos em Ciência da Informação na Península Ibérica e Brasil. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 20, 2019, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: PPGCI/UFSC, v. 1. p. 1-8, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/suceg/index/search/authors/view?firstName=Maria&middleName=Manuel&lastName=Borges&affiliation=Universidade%20de%20Coimbra%20em%20Portugal.&country=PT. Acesso em 15 abr. 2022.

GOUVEIA, F.; SOUZA, I. V. P. A ciência compartilhada na rede. Ciência Hoje. 346, ago. 2018. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/a-ciencia-compartilhada-na-rede/ . Acesso em: 15 abr. 2022

HAUSTEIN, S.; BOWMAN, T. D.; COSTAS, R. Communities of attention around scientific publications: who is tweeting about scientific papers? In: Social Media & Society 2015 International Conference, 2015, Toronto. Toronto, 2015. Disponível em: https://www.slideshare.net/StefanieHaustein/communities-of-attention-around-journal-papers-who-is-tweeting-about-scientific-publications. Acesso em: 10 jan. 2022.

KE, Qing; AHN, Yong-Yeol; SUGIMOTO, Cassidy R.. A systematic identification and analysis of scientists on Twitter. PLoS , v. 12 n. 4, 2017. Dispon´[ivel em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0175368. Acesso em: 11 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0175368

MAGOI, J. S.; ECHEZONA, R. I. Academic Librarians’ Activities in Creating Social-Media Authority in Three Selected Nigerian University Libraries. Afr. J. Lib. Arch. & Inf. Sc. v.32, n.1, p.65-79, abr. 2022

MARTÍN-MARTÍN, A.; ORDUNA-MALEA, E.; LÓPEZ-CÓZAR, E.D. Author-level metrics in the new academic profile platforms: the online behaviour of the bibliometrics community. Journal of Informetrics, v. 12, p. 494-509, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751157717302316. Acesso em: 10 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joi.2018.04.001

MONTERO, Delgado J.; DE POURCQ, J.; MONTE BOQUET E, et al . Social authorities concerning #hospitalpharmacy on twitterEuropean Journal of Hospital Pharmacy (26)286, 2019. DOI: https://doi.org/10.1136/ejhpharm-2019-eahpconf.617

ORDUNA-MALEA, E.; MARTÍN-MARTÍN, A.; DELGADO LÓPEZ-CÓZAR, E.. The next bibliometrics: ALMetrics (Author Level Metrics) and the multiple faces of author impact. El profesional de la información, v.25, n.3, p.485-496. 2016. DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2016.may.18

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RECUERO, R.; ZAGO, G. L. Em busca das “redes que importam”: redes sociais e capital social no Twitter. Libero, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 81-94, dez. de 2009. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/Em-busca-das-“redes-que-importam”.pdf. Acesso em: 2 abr. 2002.

VOLPATO, B. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2022, com insights e materiais. Resultados digitais. mai., 2022. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil. Acesso em: 20 dez. 2022.

VAN OSCH, W.; COURSARIS, C. K. Social Media Research: An Assessment of the Domain's Productivity and Intellectual Evolution, Communication Monographs, 2014. 81:3, 285-309, Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03637751.2014.921720. Acesso em 20 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/03637751.2014.921720

ZANOTTO, D.; KAMIENSKI, C. A. Compreendendo Mecanismos de Influência no Twitter através do Comportamento dos Usuários. In: Workshop de Redes P2P, Dinâmicas, Sociais e Orientadas a Conteúdo. Salvador, jun, p.3-16. 2016. Anais… UFBA: Salvador, 2016.

Downloads

Publicado

14/09/2023

Como citar

ARAUJO, R. F. de; PEDRI, P. CIENTISTAS DA INFORMAÇÃO NO TWITTER: presença, visibilidade e autoridade social. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 1, p. 371–385, 2023. DOI: 10.21728/p2p.2023v10n1.p371-385. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6564. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos da Informação