GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS E PARA AS DISCIPLINAS

interdisciplinaridades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2024v10n2e-6788

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, Disciplinas, Interdisciplinaridade, Paradigmas

Resumo

A Gestão do Conhecimento emerge a partir da necessidade da adoção de novas condutas de gestão com o intuito de criar as condições para potencializar a criação de novos conhecimentos e seu compartilhamento e, para tanto, une-se, desde sua gênese, a diversificadas áreas que permitiram melhor compreensão, aplicação, disseminação e uso da informação para criar, de forma inovadora, novos conhecimentos e a forma como aplicá-los nos espaços organizacionais e informacionais. O objetivo deste ensaio teórico é apresentar a Gestão do Conhecimento e seus paradigmas, enquanto disciplina, nas disciplinas e para além delas, por meio de um comparativo entre a interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade na organização do conhecimento. Desse modo, foram utilizados os autores tradicionais e contemporâneos de diferentes áreas com o intuito de compor o estudo bibliográfico necessário para essa análise. Isto ocorreu, através de breve contexto histórico sobre a gênese da Gestão do Conhecimento e o seu relacionamento entre diversas disciplinas científicas (e para além delas) e suas implicações na produção do conhecimento científico. Os resultados obtidos permitiram traçar o perfil da Gestão do Conhecimento como uma ciência que está ligada intimamente a outras disciplinas científicas com objetos idênticos e diferentes caracterizando sua natureza interdisciplinar e multidisciplinar, além de encontrar integração entre diferentes disciplinas que transcendem as fronteiras existentes, não se limitando a um único olhar ou área do conhecimento, características fundamentais de sua natureza transdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Dâmaris Queila Paredes Oliveira Domiciano, UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFPB). Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (UFPB-PPGAES).
Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue (UFPB). Participante do Grupo de Pesquisa, Informação, Aprendizagem e Conhecimento (GIACO). Secretária Executiva na Universidade Federal da Paraíba.

Roberto Vilmar Satur, UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto do Departamento de Mediações Interculturais da UFPB. Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Aprendentes (MPGOA) e do Curso LEA-Negociações Internacionais em que também é coordenador. Possui graduação em Economia e em Administração, especialização em Comércio Exterior, mestrado em Economia, linha Economia da Empresa, Doutorado em Ciência da Informação, linha Ética, Gestão e Política da Informação, revalidado em Portugal como Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. Fez Pós-Doutorado em Informação e Comunicação pela Universidade do Porto, em Portugal. Trajetória profissional como: profissional de mercado e da academia como professor, pesquisador e coordenador, palestrante, consultor, empresário e funcionário, comprador/negociador, líder de equipes técnicas, dentre outros. Além da UFPB também já atou na: URI, UERGS, ULBRA, UNIJUI, COTRIJUI, dentre outras. É avaliador de Cursos do MEC/INEP. Participa dos grupos de pesquisa GIACO (Informação, Aprendizagem e Conhecimento) como membro; do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar) em Cultura Digital (U. Porto-Portugal) como membro externo e lidera o grupo de pesquisa MINNI Mundo (Mediações Interculturais, Negociações e Negociadores Internacionais no Mundo). Coordena o Observatório MINI-Mundo, Participa também do RIEV pesquisando sobre o uso da informação para evitar a violência contra imigrantes e refugiados. É tutor de um grupo de 6 bolsistas PET, em Programa PETI Financiado pela Fapesq PB. Contato: robertosatur@yahoo.com.br

Ludinaura Regina Silva dos Santos, EBSERH - UFCG

Doutoranda em Contabilidade (PPGCC/UFPB). Mestra em Gestão nas Organizações Aprendentes (UFPB-MPGOA). Graduada em Direito. Auditora-Chefe do Hospital Universitário Júlio Bandeira - Universidade Federal de Campina Grande (HUJB/UFCG) - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Participante do Grupo de Pesquisa, Informação, Aprendizagem e Conhecimento (GIACO).

Raíssa Carneiro de Brito, UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Doutora e Mestre em Ciência da Informação (UFPB). Graduada em Biblioteconomia (UFPB). Participante do Grupo de Pesquisa, Informação, Aprendizagem e Conhecimento (GIACO). Bibliotecária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB - Campus IV).

Elaine Cristina de Brito Moreira, UNIESP

Mestre em Gestão nas Organizações Aprendentes (MPGOA- UFPB). Especialista em Gestão de Unidades de Informação. Graduação em Biblioteconomia (UFPB). Participante do Grupo de Pesquisa, Informação, Aprendizagem e Conhecimento (GIACO).

Referências

ALVARES, Interfaces disciplinares selecionadas da gestão do conhecimento: características, contribuições e reflexões. Em Questão, vol. 26, núm. 2, pp. 132-160, 2021. UFRGS. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4656/465662940007/html/. Acesso em: 20 de jun de 2023. DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245262.132-160

BARBOSA, R. R. Gestão da informação e gestão do conhecimento: evolução e conexões. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 25, n. esp., p. 168–186, fev. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22287. Acesso em: 12 jun. 2023.

CHOO, C. W. A Organização do Conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac, 2006.

CORRÊA, Fábio. Gestão do conhecimento: uma abordagem para a ação. Belo Horizonte: Universidade FUMEC, 2023. Disponível em: https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/964. Acesso em: 19 jun. 2023.

FERNANDES, Jainne Aragão Carvalho Fernandes; ALVARES, Lillian Maria Araujo de Rezende. Gestão do Conhecimento e Psicologia: interface entre duas ciências. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v.29, n.1, p. 31-50, jan./mar. 2019 DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2019v29n1.43919

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

KOTLER, Phillip. Atmospherics as a Marketing Tool. Journal of Retailing, 49. Winter, 1973, p. 48–64.

NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Trion, 2001. 168 p.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

NONAKA, I.; TOYAMA, R. & KONNO, N. SECI, ba and leadership: a unified model of dynamic knowledge creation. Long Range Planning, 33, p. 5-34, 2000. DOI: https://doi.org/10.1016/S0024-6301(99)00115-6

PIAGET, J. A tomada de consciência. São Paulo: Edições Melhoramentos/Editora de São Paulo, 1977.

POLANYI, M. Personal knowledge: towards a post-critical philosophy. Chicago: The University Press, 1958.

POLANYI, M. The tacit dimension. Gloucester: Peter Smith, 1983.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e

técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

SATUR, R. V; DUARTE, E.N. Negociadores Internacionais: atuação profissional com competência. João Pessoa: Editora do CCTA, 2020. Disponível em: http://www.ccta.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/administracao/negociadores-internacionais-atuacao-profissional-com-competencia.

SATUR, R. V. A pesquisa interdisciplinar na Ciência da Informação. Informação em Pauta, v. 3, n. 1, p. 9-25, 29 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n2.43267

SATUR, R. V.; SOUZA, E. D.; DUARTE, E. N. O desenho do campo da Ciência da Informação e suas relações: a metáfora dos mapas. In: ENCUENTRO IBÉRICO EDICIC, 7., 2015, Madrid, Spain. Universidad Complutense de Madrid e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 16-17 de noviembre, 2015. Disponível em: <http://edicic2015.org.es/ucmdocs/actas/art/161-Vilmar_metaforamapas.pdf>.

SCHMITT, Valdenise et al. A Interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. 2006. Trabalho apresentado à disciplina Epistemologia e Ciência (Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

SANTOS, Ana Cristina Carneiro dos. Redes de compromissos organizacionais: uma abordagem voltada para aprendizagem e geração de resultados. Brasília/DF: UnB: PPGCI, 2021 (Tese de doutorado).

SOMMERMAN, A. Formação e transdisciplinaridade: uma pesquisa sobre as emergências formativas do CETRANS. 2003. Dissertação (Mestrado Internacional em Educação) Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa; Départment des Sciences de l'Education et de la Formation, Université François Rabelais de Tours, Lisboa, 2003. 2 v.

TARAPANOFF, Kira (org.). Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília: IBICT, UNESCO, 2006. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/handle/1/465. Acesso em: 19 jun. 2023.

VARELLA, A. Dimensão das relações entre a Ciência da Informação e as ciências cognitivas: caminhos percorridos e a percorrer. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v.20, n.2, p. 51-64, maio/ago. 2010. DOI: https://doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v5i2.4492

VIEIRA, Ronaldo da Mota. Gestão do conhecimento: introdução e áreas afins. Rio de Janeiro: Interciência, 2016. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788571933804/. Acesso em: 19 jun. 2023.

Downloads

Publicado

12/03/2024

Como citar

DOMICIANO, D. Q. P. O.; SATUR, R. V.; SANTOS, L. R. S. dos; BRITO, R. C. de; MOREIRA, E. C. de B. GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS E PARA AS DISCIPLINAS: interdisciplinaridades. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 2, p. e–6788, 2024. DOI: 10.21728/p2p.2024v10n2e-6788. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6788. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos da Informação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)