DESVENDANDO A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

empresárias gaúchas e o programa "Agentes Locais de Inovação" do SEBRAE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2024v10n2e-6896

Palavras-chave:

Transformação Digital, Empreendedorismo feminino, Porto Alegre, Litoral Norte, Inovação

Resumo

Inovar dentro de uma empresa é um processo desafiador, e fazê-lo sem apoio e incentivos pode ser ainda mais difícil. No caso das empreendedoras, a pressão das expectativas sociais sobre as mulheres, como ser uma boa mãe, filha, irmã, esposa, pode complicar ainda mais esse caminho. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) procura dar assistência no processo de inovação com o programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Neste trabalho, aborda-se sobre as empreendedoras da região metropolitana de Porto Alegre e do litoral norte gaúcho que estiveram na modalidade Transformação Digital do programa ALI. Pretende-se aqui responder a pergunta de pesquisa: Como as empresárias se situam perante o processo de Transformação Digital? Avaliamos, com uma amostra de 34 participantes, em quais condições de maturidade digital as empresárias chegam ao programa e quais os principais tipos de ferramenta (casos de uso) escolhidos por elas. Isso contribui para traçar um perfil das participantes do programa na região. A fim de aprofundar alguns dados, 17 empresárias também responderam um questionário complementar. As empresárias chegam ao programa como um nível de maturidade digital baixo (inicial ou novato), e os s casos de uso são em sua maioria e-commerce (32,1%), ERP (21,4%) e Marketing Digital (21,4%). Assim, considera-se que o programa cumpre com sua proposta ao auxiliar as empresárias em seus processos de inovação e Transformação Digital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bibiana Poche Florio, PPGS/UFRGS

    Doutoranda em Sociologia na UFRGS, pesquisadora no grupo de estudos da inovação (GEI/UFRGS). Em 2023, foi Agente local de Inovação do SEBRAE/RS, na modalidade Transformação Digital.

  • Ivana Izabel Vieceli, SEBRAE/RS

    Pós-Graduada em Gestão Empresarial, IFRS. Formada em Administração de Empresas, UNISINOS. Em 2023, foi orientadora dos/das Agentes Locais de Inovação do SEBRAE/RS, na modalidade Transformação Digital.

Referências

ABDI. Check-up Digital. [S. l.], 2023. Disponível em: https://checkupdigital.abdi.com.br/#!. Acesso em: 26 nov. 2023.

ALAM, Khorshed et al. Digital Transformation among SMEs: Does Gender Matter?. Sustainability, [s. l.], v. 14, n. 1, p. 535, 2022.

BATTISTONI, Elisa et al. Adoption paths of digital transformation in manufacturing SME. International Journal of Production Economics, [s. l.], v. 255, p. 108675, 2023.

DATASEBRAE. Recorte de Gênero: Mulheres recebem menos apoio para gestão de pequenas empresas. Outubro, 2023. Infográfico. Em parceria com a Meta - Pesquisa de Opinião. Disponível em: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Infografico-Empreed-Femin-ESPECIAL-2023.pdf. Acesso em: 26 nov. 2023.

OCDE. Manual de Oslo: Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação. 4. ed. Paris: OECD Publishing, 2018. Disponível em: http://www.finep.gov.br/images/a-finep/biblioteca/manual_de_oslo.pdf. Acesso em: 30 nov. 2023.

OMRANI, Nessrine et al. Drivers of Digital Transformation in SMEs. IEEE Transactions on Engineering Management, [s. l.], p. 1–14, 2022.

RAMELLA, Francesco. Sociologia da inovação econômica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2020.

SEBRAE. ALI Transformação Digital: Metodologia de Atuação para Bolsistas. Guia Unificado.[S. l.], 2022.

SEBRAE. Quem somos. [S. l.], 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/conheca_quemsomos. Acesso em: 26 nov. 2023a.

SEBRAE. Agente local de inovação [S. l.], 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/agentelocaldeinovacao. Acesso em: 26 nov. 2023b.

MDIC. Sobre [Brasil Mais Produtivo]. [S. l.], 2023. Disponível em: https://brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br/#sobre. Acesso em: 26 nov. 2023.

SUSANTI, Evi; MULYANTI, Rita Yuni; WATI, Lela Nurlaela. Systematic Literature Review: Increasing Performance of Women MSMEs Through Competitive Advantage Based on Digital Transformation and Innovation. In: SAHA, Sanchita et al. (org.). Proceedings of the International Conference on Global Innovation and Trends in Economics and Business (ICOBIS 2022). Dordrecht: Atlantis Press International BV, 2023. (Advances in Economics, Business and Management Research). v. 230, p. 25–61. Disponível em: https://www.atlantis-press.com/doi/10.2991/978-94-6463-068-8_4. Acesso em: 25 nov. 2023.

TA, Viet Anh; LIN, Chieh-Yu. Exploring the Determinants of Digital Transformation Adoption for SMEs in an Emerging Economy. Sustainability, [s. l.], v. 15, n. 9, p. 7093, 2023.

Downloads

Publicado

13/03/2024

Edição

Seção

Tecnologias digitais

Como Citar

FLORIO, Bibiana Poche; VIECELI, Ivana Izabel. DESVENDANDO A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: empresárias gaúchas e o programa "Agentes Locais de Inovação" do SEBRAE. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 2, p. e-6896, 2024. DOI: 10.21728/p2p.2024v10n2e-6896. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6896.. Acesso em: 16 jun. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 148

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.