BREVE ESTUDO FILOSÓFICO SOBRE A ELABORAÇÃO DE CATEGORIAS EM REVISÕES DA LITERATURA: A PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Roberto Unger

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2019v5n2.p148-158

Palavras-chave:

Categorias. Categorização. Ciência da informação. Revisão de literatura.

Resumo

Descreve, baseado na literatura, o saber prático da elaboração das categorias na construção das revisões de literatura e introduz a prática de uma explanação do saber teórico, baseado na Filosofia, para a elaboração das categorias. A categorização é utilizada como meio para apontar a que classe determinado conceito pertence considerando que não é um procedimento natural mas um esforço intelectivo de compreensão relacionado à síntese como método cognitivo que reúne e integra estudos agrupando o conhecimento em categorias facilitando a sua ordenação e sumarização. A compreensão do saber filosófico da elaboração de categorias nos estudos de revisão da literatura pode contribuir para reflexão e, posterior, aprimoramento dessa prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Roberto Unger

Mestrado em Ciência da Informação pelo IBICT/UFF; Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é bibliotecário documentalista da Biblioteca do IESC - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha com processamento técnico e pesquisa bibliográfica em bases de dados; estratégia de busca com linguagem natural e controlada (chave de busca); estrutura de revisões sistemática, integrativa e narrativa elaborando matriz metodológica de pesquisa bibliográfica; emprego e utilização de citações e referências bibliográficas; combate ao plágio.

Downloads

Publicado

20/03/2019

Como citar

UNGER, R. BREVE ESTUDO FILOSÓFICO SOBRE A ELABORAÇÃO DE CATEGORIAS EM REVISÕES DA LITERATURA: A PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, n. 2, p. 148–158, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v5n2.p148-158. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4652. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos