As infâncias do mundo: reflexões sobre diversidade e perspectivas de inclusão

Autores

  • Irene Rizzini Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Malcolm Bush Woodstock Institute (Chicago, USA)

Palavras-chave:

Infância e juventude, inclusão/exclusão, globalização, desigualdade de renda, diversidade

Resumo

Este artigo examina as oportunidades e tensões que emergem das diferenças presentes no cotidiano de vida da população infantil e juvenil no contexto de um país ou em diferentes países. Negar estas tensões, na tentativa de pensar a inclusão de forma superficial ou retórica, apenas as exacerba. Os autores argumentam que há medidas a serem consideradas para enfrentar o desafio da diversidade.

Palavras-chave
Infância e juventude; Inclusão/exclusão; Globalização; Desigualdade de rend; Diversidade.

Childhoods in the world. Reflections about diversity and perspectives of inclusion

Abstract

This article analyzes both the opportunities and the tensions arising from the differences existing in the daily life of infantile and young population, within a country or in different countries. To deny these tensions, trying to analyze inclusion in a superficial and rhetorical way, only makes them worse. Arguments are presented in favor of measures to be taken for meeting the challenge of diversity.

Keywords
Children and youth; Inclusion/exclusion; Globalization; Income inequality; Diversity.

Biografia do autor

Irene Rizzini, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Irene Rizzini é professora e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil e Diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI). A professora Rizzini é a atual presidente da Rede Internacional de Pesquisa Childwatch. Este texto foi inspirado na conferência de abertura do Congresso Internacional “Childhoods‿, julho de 2005, em Oslo, Noruega, organizado pela Universidade de Oslo e Childwatch International. Este encontro reuniu cerca de 1100 participantes de 80 países.

Malcolm Bush, Woodstock Institute (Chicago, USA)

Malcolm Bush é Presidente do Woodstock Institute (Chicago, USA), uma organização dedicada a pesquisa e políticas na área de desenvolvimento econômico comunitário e acesso a recursos financeiros.

Downloads

Publicado

03/05/2006

Como citar

Rizzini, I., & Bush, M. (2006). As infâncias do mundo: reflexões sobre diversidade e perspectivas de inclusão. Inclusão Social, 1(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1521

Edição

Seção

Comunicação