Educar para a sustentabilidade

Autores

  • Moacir Gadotti USP- Faculdade de Educação, Dpto. Administração Escolar e Economia da Educação

Palavras-chave:

Sustentabilidade, ecologia, globalização, educação, bem viver.

Resumo

Neste pequeno texto o autor resume alguns anos de reflexão e ação sobre o tema da ecologia e sua relação com a educação. Apresenta e problematiza o tema da sustentabilidade no contexto da globalização, defendendo um estilo de vida sustentável e a construção de um novo paradigma, um paradigma holístico. Destaca o conceito de sustentabilidade como uma grande oportunidade para os sistemas educacionais poderem renovar seus princípios, suas diretrizes e suas práticas.

Palavras-chave

Sustentabilidade. Ecologia. Globalização. Educação. Bem viver.

Education for sustainability

Abstract

The objective of this article is to present the author's summary of some years of reflection and action on ecology and its relation to education. Issues concerning the theme of sustainability are presented in the globalization context, supporting a sustainable lifestyle and the construction of a new and holistic paradigm. The concept of sustainability is emphasized as a good opportunity for educational systems to renew their principles, policies and practices.

Keywords

Sustainability. Ecology. Globalization. Education. Well-living.

Biografia do autor

Moacir Gadotti, USP- Faculdade de Educação, Dpto. Administração Escolar e Economia da Educação

Doutorado em educação. University of Génève (UNIGE), Suíça.

Downloads

Publicado

13/04/2009

Como citar

Gadotti, M. (2009). Educar para a sustentabilidade. Inclusão Social, 3(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1624

Edição

Seção

Opinion Paper